Carnaval 2026: Tenda Lilás reforça segurança e acolhimento às mulheres com atuação integrada das forças de segurança
16 de fevereiro de 2026 - 14:51 #Carnaval #PCCE #PMCE #Secretaria das Mulheres #SSPDS #Tenda Lilás
Visando garantir segurança para as mulheres durante os festejos carnavalescos de 2026, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria das Mulheres, reforçou as ações integradas de segurança com as Tendas Lilás. Os espaços de acolhimento e recebimento de denúncias foram instalados nas cidades de Aracati, Paracuru e São Benedito.

Na ocasião, os trabalhos preventivos são realizados por equipes das Polícias Civil e Militar, além de profissionais da Secretaria das Mulheres. Durante as festividades, os agentes realizam a entrega de informativos, prestam esclarecimentos e tiram dúvidas sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e aos crimes sexuais.
Além disso, a Polícia Civil, por meio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), realiza nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) de Fortaleza e de Juazeiro do Norte, atendimento 24 horas. Nos demais municípios, o atendimento é feito por meio das delegacias plantonistas das regiões.

Sobre a Tenda Lilás
O espaço tem como objetivo oferecer acolhimento humanizado, orientações sobre direitos, além de suporte para registro de boletins de ocorrência e informações sobre medidas protetivas, quando necessário. Também são disponibilizados materiais informativos com orientações sobre prevenção à violência e canais de denúncia.

A presença da Polícia Civil e da Polícia Militar por meio de equipes do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) na Tenda Lilás integra a estratégia de garantir um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres, promovendo ações de prevenção, orientação e atendimento qualificado, durante o Carnaval no Ceará.

A delegada Janaína Braga, diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PCCE, ressalta a importância da ação e de denunciar a violência contra a mulher. “Nesse carnaval, a PCCE, em parceria com a Secretaria das Mulheres, participa ativamente das Tendas Lilás, nas cidades de Paracuru, Aracati e São Benedito, com ações educativas. Durante todo o período carnavalesco, a PCCE informa sobre a importância da denúncia de todo e qualquer tipo de violência contra a mulher. A denúncia pode ser feita pelo 190, 181, disque 180, ou pode ser feita em qualquer delegacia. Denunciar salva vidas e qualquer pessoa poderá fazer”, reforçou ela.

Denuncie
A denúncia de qualquer tipo de violência contra a mulher pode ser feita pelos números 190, 181, ligue 180, ou por meio do registro do Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima.
Também é possível requerer medidas protetivas de urgência online, por meio do site: mulher.policiacivil@pc.ce.gov.br, sem a necessidade do registro do BO.