Secretário da SSPDS realiza visitas institucionais às Forças de Segurança em Maracanaú
11 de fevereiro de 2026 - 19:18 #CBMCE #Maracanaú #PCCE #PMCE #Visita

Município iniciou 2026 com redução nas mortes violentas
Com o objetivo de fortalecer o vínculo com os profissionais da segurança pública, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, realizou, nesta quarta-feira (11), visitas institucionais às sedes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O município encerrou o mês de janeiro de 2026 com redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou que a sociedade cearense tem muita confiança no trabalho das Forças de Segurança do Estado. O gestor destacou os resultados positivos, mais recentes, em Maracanaú, enfatizando a importância das Forças de Segurança para o alcance das reduções. “A minha trajetória, a minha história, é no operacional. Então, sei, pela minha experiência, que os desafios são significativos, mas os resultados obtidos neste início de ano, em continuidade ao que foi realizado no ano anterior, demonstram nossa capacidade de superar as dificuldades e combater a criminalidade. Para combater a violência, é imprescindível a união de esforços. Trabalhamos em conjunto com gestores, buscando oferecer as melhores condições de trabalho aos nossos policiais e, acima de tudo, proteção à sociedade. Não somos máquinas, mas precisamos reconhecer que somos humanos e necessitamos um do outro para seguir enfrentando e reduzindo essa criminalidade”, destacou o secretário. “Todos os resultados positivos são resultados do trabalho efetivo de vocês”, enfatizou o secretário, ao agradecer o empenho dos policiais e bombeiros militares e policiais civis.

Integração com forças municipais

Durante a agenda institucional, o secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, visitou a sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, da Prefeitura de Maracanaú, e dialogou com o secretário cel RR EB Luiz Castelo Branco Mourão, sobre a importância da integração entre as forças estaduais e municipais.

Operação da SSPDS
Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza participam de uma ofensiva em andamento, coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS). A operação tem como foco o cumprimento de mandados de prisão por meio do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri), com o objetivo de combater crimes de roubo e furto na região.

Redução de CVLIs

O município de Maracanaú apresentou uma redução de 92,3% nos CVLIs, com uma ocorrência registrada em janeiro de 2026, frente a 13 registros no mesmo período de 2025 — o melhor resultado de toda a série histórica do município. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS.
DHPP na Região Metropolitana

Com o objetivo de ampliar a presença da Polícia Civil e fortalecer as investigações de homicídios na Região Metropolitana de Fortaleza, o Governo do Ceará inaugurou, em dezembro de 2025, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da RMF.
A unidade conta com quatro delegacias especializadas responsáveis pela investigação de CVLIs nos municípios de Caucaia (AIS 11) – onde está sediado o departamento – Maranguape, Maracanaú e Pacatuba. A implantação do DHPP na RMF é uma das medidas adotadas pelo Governo do Ceará para reforçar o enfrentamento aos crimes violentos na região.