SSPDS inicia ofensiva para intensificar a redução de roubos e furtos em Fortaleza e Região Metropolitana
9 de fevereiro de 2026 - 16:24 #Ciopaer #Coin #Copol #PCCE #PMCE #Procumpri #programa procumpri
Janeiro de 2026 teve a menor quantidade de roubos da série histórica;
ações são realizadas pela PCCE e PMCE, por meio do Procumpri
As Forças de Segurança do Ceará, subsidiadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), iniciaram, na manhã desta segunda-feira (9), uma ofensiva na capital e em cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, com a finalidade de combater roubos e furtos, cumprindo mandados de prisão, por meio do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri), iniciativa do Governo do Ceará. As equipes saíram do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

A ação consiste ainda em abordagens preventivas em pontos estratégicos, por meio de levantamentos estratégicos da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As diligências contam com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além do suporte da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Entre os alvos já capturados, estão: um homem de 34 anos, que já responde por crimes como roubo, dois furtos, receptação e ameaça; um homem de 33 anos, com antecedentes por crime de violência doméstica, roubo, corrupção de menores e receptação; um homem de 22 anos, com antecedentes por roubo e corrupção de menores; um homem de 50 anos, com antecedentes por dois crimes de roubo, três registros de furto e outros dois registros por contravenção penal; um homem de 49 anos com antecedentes por dois roubos, furto, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, entre outros. Além dos cumprimentos de ordens judiciais, também são lavrados flagrantes, como a prisão de dois homens, 24 e 38 anos, autuados por furto. As ações seguem em andamento. 
Procumpri
A ofensiva visa buscar alvos do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado em dezembro de 2025. No período mencionado, como parte das ações do Procumpri, 1.935 pessoas foram capturadas.

Menor quantidade de roubos da série histórica
Como resultado do trabalho ininterrupto das Forças de Segurança do Ceará, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam todos os tipos de roubo, exceto o latrocínio, apresentaram redução em todas as regiões do estado em janeiro de 2026. No Ceará, a diminuição foi de 42,3%. No primeiro mês deste ano, foram contabilizadas 1.358 ocorrências, enquanto, no mesmo período de 2025, foram registrados 2.355 casos. O balanço também aponta que janeiro de 2026 apresentou a menor quantidade de ocorrências em toda a série histórica, considerando o Ceará, Fortaleza, a Região Metropolitana e o Interior Sul. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).