Em ações na cidade de Sobral, PMCE captura oito suspeitos e apreende 12 armas de fogo e mais de 1.600 munições
9 de fevereiro de 2026 - 17:42 #Apreensão de armas e munições #Apreensões em flagrante #Graça #PMCE #Prisões em flagrante #Sobral
Com as ofensivas, seis adultos foram presos e dois adolescentes foram apreendidos em flagrante

Como resultado do policiamento ostensivo realizado de forma diuturna e ininterrupta na Região Norte do Estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou oito suspeitos de envolvimento em crimes e apreendeu diversos materiais ilícitos com o grupo – incluindo armas de fogo, centenas de munições e objetos utilizados para a prática criminosa. A ofensiva policial ocorreu na madrugada desta segunda-feira (9), na cidade de Sobral, que pertence à Área Integrada de Segurança Pública 3 (AIS 3) do Ceará.
A ocorrência iniciou ainda nas primeiras horas da madrugada desta segunda, após informações sobre o roubo de uma caminhonete e de um automóvel no município de Graça (AIS 3). Conforme os levantamentos iniciais acerca da ocorrências, foi identificado que os suspeitos estariam se deslocando para Sobral. Diante das informações, equipes da Força Tática (FT) da 1ª Companhia do 3º Batalhão (1ª Cia/3º BPM) intensificaram o patrulhamento na cidade de Sobral.
Dupla capturada pela Força Tática
Durante as diligências, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) acionou as equipes para uma ocorrência de disparo de arma de fogo no bairro Residencial Nova Caiçara. Com as equipes no local informado, foi avistado um veículo com pessoas em atividade suspeita. Os integrantes do veículo efetuaram disparos contra a composição, que revidou e capturou dois suspeitos.
Na ocasião, os militares identificaram os dois capturados como sendo um adolescente, de 17 anos, com registro de ato infracional análogo ao crime de receptação, um homem, de 18 anos, que já possuía registros de ato infracional análogo ao crime de posse irregular de arma de fogo. Este segundo foi lesionado, chegou a ser socorrido para uma unidade médica, mas não resistiu.
Cinco suspeitos presos pelo Bepi
Em continuidade aos trabalhos policiais, equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) do Comando Tático Rural (Cotar/PMCE), em reforço às ações ostensivas, localizou outros cinco suspeitos de envolvimento com as ações criminosas.
Dentre os presos, estão: um adolescente, de 13 anos; dois homens, de 22 e 24 anos; outro homem, de 23 anos, sendo que este já responde por posse irregular de arma de fogo, tráfico ilícito de drogas, lesão corporal e crime de violência doméstica e familiar contra a mulher; e o quarto suspeito, de 28 anos, que possui antecedentes criminais por ameaça, violação de domicílio, dano, lesão corporal dolosa, resistência, desacato, injúria e crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Dupla presa pelo CPRaio
Enquanto uma parte das equipes policiais realizam buscas que resultaram em diversos objetos ilícitos apreendidos, composições do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) seguiam com as diligências para localizar outros suspeitos pela área. Com as buscas, os policiais capturaram outros dois suspeitos, identificados como um homem, de 21 anos, com passagens por tráfico ilícito de drogas e posse irregular de arma de fogo, e outro homem, de 32 anos, com passagens por roubo, resistência, disparo de arma de fogo, contravenção penal e corrupção de menores.
Todos os suspeitos foram conduzidos para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) no município, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Na delegacia, os adultos foram autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio, receptação, integrar organização criminosa, cárcere privado e roubo. Já para os adolescentes, foram registrados atos infracionais análogos aos mesmos crimes. Em seguida, todos foram colocados à disposição do Poder Judiciário.
Material apreendido
Além do veículo abandonado pelos suspeitos no início da ocorrência, os militares apreenderam também coturnos, luvas, roupas, uma lanterna, um rádio comunicador, cinco mochilas, capas para coletes balísticos, documentos, sete aparelhos celulares e dinheiro. Também foi retirado de circulação uma faca, dois fuzis, seis pistolas e quatro armas artesanais que estavam em posse dos suspeitos.
Para além do armamento, os militares apreenderam 964 munições de calibre 9mm, 238 munições de calibre 5.56, 179 munições de calibre .40, 94 munições de calibre 380, 80 munições de calibre 22, 49 munições de calibre 45, 48 munições de calibre 38, 18 munições de calibre 40, quatro munições de calibre 32 e uma munição de calibre 12 – totalizando 1.675 munições -, além de 13 carregadores de diferentes calibres e 20 equipamentos explosivos.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3677-4711, 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.