Ceará registra redução de 42,3% nos roubos em janeiro de 2026; é o melhor resultado da série histórica

5 de fevereiro de 2026 - 18:25 # # # # # # # #

Todas as regiões do estado apresentaram diminuição nos Crimes Violentos contra o Patrimônio

Como resultado do trabalho ininterrupto das Forças de Segurança do Ceará, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam todos os tipos de roubo, exceto o latrocínio, apresentaram redução em todas as regiões do estado em janeiro de 2026. No Ceará, a diminuição foi de 42,3%. Neste ano, foram contabilizadas 1.358 ocorrências, enquanto, no mesmo período de 2025, foram registrados 2.355 casos. O balanço também aponta que janeiro de 2026 apresentou a menor quantidade de ocorrências em toda a série histórica, considerando o Ceará, Fortaleza, a Região Metropolitana e o Interior Sul. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A Região Metropolitana foi a que registrou a maior redução percentual, com 51,8%. Em janeiro deste ano, foram 206 ocorrências, contra 427 casos no mesmo período do ano passado. Na Capital, a diminuição foi de 41,6%, com 971 registros em janeiro de 2026, frente a 1.569 ocorrências em janeiro de 2025, o que representa 652 roubos a menos.

Já o Interior Norte apresentou a maior redução dos últimos 12 anos, com 98 ocorrências, o que corresponde a uma diminuição de 19% em comparação a 2025, quando foram registrados 121 roubos. No Interior Sul, a redução foi de 40,5%, com 78 registros em janeiro de 2026, contra 131 ocorrências em janeiro do ano anterior.

Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, os números refletem a dedicação dos homens e mulheres das Forças de Segurança do Ceará, aliada aos investimentos realizados pelo Governo do Estado. “O aumento dos efetivos das nossas Forças de Segurança, que possibilitaram um reforço no policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar e nas investigações conduzidas pela Polícia Civil, tem impacto direto na redução de crimes contra o patrimônio. Programas como Meu Celular, Segurança no Ponto e Moto Segura CE, frutos de investimentos do Governo do Estado do Ceará em estratégias de combate à criminalidade, também têm papel importante nesse resultado”, pontuou o gestor.

Furtos

O número de furtos também apresentou redução em todas as regiões do Ceará. Janeiro de 2026 foi o melhor resultado dos últimos dois anos e nove meses, com uma queda de 6%. Neste ano, foram registrados 4.227 procedimentos por furto, contra 4.496 ocorrências no mesmo mês de 2025.

Na Capital, o decréscimo foi de 3,9%, com 2.745 ocorrências em janeiro de 2026, ante 2.857 registros em janeiro do ano passado. Já a Região Metropolitana apresentou redução de 3,4%, passando de 524 para 506 registros.

O Interior Norte obteve o melhor desempenho, com redução de 24,7% no número de furtos, totalizando 229 casos em janeiro deste ano, contra 304 no mesmo período de 2025. No Interior Sul, a diminuição foi de 6,2%, com 410 ocorrências em janeiro de 2026, frente a 437 registros em janeiro do ano anterior.

Ações

Programas implementados pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), contribuem diretamente para a redução dos roubos e furtos. Um exemplo é o Meu Celular, ferramenta que permite aos cidadãos cadastrar celulares e tablets, informando dados como marca, modelo, código IMEI e nota fiscal (quando disponível). Em caso de roubo, furto ou perda, o usuário pode acionar um alerta na plataforma, que notifica automaticamente as autoridades.

Já o Moto Segura CE, parceria entre a SSPDS, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), oferece rastreamento gratuito de motocicletas que trabalham via aplicativos para o combate a roubos e furtos. Inicialmente, o programa é voltado a mototaxistas e entregadores por aplicativo.

Voltado às paradas de ônibus de Fortaleza, o Segurança no Ponto consiste no reforço do policiamento nos períodos de maior movimentação, com atuação estratégica e integrada. Os pontos de atuação são definidos com base nas estatísticas da Supesp, garantindo maior eficiência na prevenção criminal.