PCCE cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão em ofensiva contra grupos criminosos em Fortaleza

4 de fevereiro de 2026 - 11:28 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nesta quarta-feira (4), a 19ª fase da Operação Purgation, que resultou no cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão contra integrantes de um grupo criminoso com atuação no Ceará. As ações foram coordenadas por equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), por meio da 5ª Seccional do Interior Sul.

As ordens judiciais foram realizadas em Fortaleza. Todos os 12 alvos da operação são suspeitos de integrar um grupo criminoso de origem carioca. Dessa totalidade, 11 suspeitos se encontravam sob custódia do estado em unidades prisionais e um era monitorado por tornozeleira eletrônica.

Ainda durante a ofensiva, foram apreendidos 11 aparelhos celulares que subsidiarão as investigações na identificação de outros suspeitos integrantes do grupo criminoso. Além disso, as equipes policiais confiscaram balanças, pinos e câmeras de segurança. Diante das ações, os alvos seguem à disposição da Justiça.

Operação Purgation

A primeira fase da Operação Purgation foi deflagrada em 27 de outubro de 2023, e ao longo destes 2 anos e 3 meses, já resultou na prisão de mais de 137 pessoas no Ceará e em outros estados investigadas pelo cometimento de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), tráfico de drogas, integrar organização criminosa e tortura. 

Além das prisões já efetivadas, as investigações possibilitaram a identificação de mais de 400 alvos vinculados à organização criminosa, cujas representações cautelares foram devidamente protocoladas ao Poder Judiciário.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); pelo WhatsApp (85) 3101-0181, que recebe mensagens de texto, áudio, vídeo e fotografia; ou ainda pelo serviço “e-denúncia”, disponível no site do 181: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.