Codes/SSPDS, em parceria com a Pefoce, realiza ação para emissão da Carteira de Identidade Nacional para comunidades de Camocim

4 de fevereiro de 2026 - 12:08 # # # # #

Fotos: Codes/SSPDS

A iniciativa iniciou nesta quarta-feira (04) e seguirá até a próxima sexta-feira (06)

Planejar e executar medidas para o fortalecimento da integração entre a comunidade e o Sistema de Segurança Pública do Ceará, essa é uma das competências da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Diante disso, a coordenadoria, em parceria com a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), iniciou nesta quarta-feira (04) uma ação cidadã no município de Camocim, que fica na Área Integrada de Segurança Pública 28 (AIS 28) do Ceará, com o objetivo de levar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para moradores de comunidades mais distantes da sede do município.

A iniciativa, que segue até a próxima sexta-feira (6), tem como um dos principais objetivos garantir o acesso à população mais afastada à emissão do novo documento, que é essencial para o exercício da cidadania. A missão é fruto de uma parceria entre a Codes/SSPDS, a Pefoce e os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) de Camocim. 

O orientador da Célula de Integração Comunitária da Codes, 1º Ten QOPM Hilário Rocha, ressaltou a importância da ação no município. “Essa ação representa muito mais do que a emissão de um documento. Ela simboliza a presença do estado junto à população, especialmente nas comunidades mais distantes. A partir do trabalho integrado entre a Codes, a Pefoce e os CCDS de Camocim, conseguimos identificar demandas reais e levar soluções concretas. A reestruturação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social é fundamental para fortalecer o diálogo com a comunidade, renovar lideranças e garantir que os CCDS sigam atuando de forma ativa, organizada e próxima das necessidades da população”, destacou.

A ação contempla moradores dos distritos de Torta, Amarelas, Boa Esperança e Jardim das Oliveiras, além da própria população do centro de Camocim que ainda não realizou a emissão da Carteira de Identidade Nacional. A iniciativa surgiu a partir da articulação e do olhar atento dos membros dos CCDS locais, que identificaram as dificuldades enfrentadas por moradores dessas localidades para se deslocarem até os pontos de atendimento e realizarem a emissão da CIN.

A orientadora da Célula de Grupos Vulneráveis da Codes, Fabrine Bastos, destacou a relevância da emissão do documento para a população. “A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é um passo essencial para a inclusão social, porque sem documentação não há acesso pleno a direitos. Essa ação reforça o compromisso com a diversidade, o respeito às diferenças e o cuidado com os grupos mais vulneráveis. Vale ressaltar que a ação também irá promover a emissão da CIN para crianças atípicas com neurodivergências que estavam sem a documentação devido ao difícil acesso. O apoio e a atuação dos CCDS de Camocim foram fundamentais para que essa iniciativa acontecesse, pois são eles que conhecem a realidade dos territórios e ajudam a garantir que ninguém fique para trás”, declarou.

Ao levar o serviço para mais perto da população, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) reafirma o seu compromisso com a inclusão social, a defesa de direitos e o fortalecimento da cidadania, por meio de ações integradas com instituições parceiras e a comunidade.

O presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do centro de Camocim e articulador da ação, Aderaldo Rodrigues de Lima, agradeceu a ação dos órgãos de Segurança Pública no município. “Eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos, principalmente a Codes e a todos que fazem parte da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Para nós é uma benção de Deus. Nós vemos uma dificuldade muito grande para as pessoas que vêm de comunidades muito distantes, como Torta, Amarelas, Maceió, Cangalhas e outras localidades. E a gente conseguir atender a mais de 250 pessoas necessitadas que chegaram aqui às 5, 6 horas da manhã. É uma benção de Deus”, pontuou.

Posse dos CCDS em Camocim

Além da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a programação da Codes/SSPDS, em Camocim, inclui também a posse dos novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) que estavam com os mandatos vencidos. Com a posse, será dado início a uma nova gestão, fortalecendo a participação comunitária, o diálogo e a construção coletiva de políticas de defesa social no município. A posse dos CCDS ocorrerá na próxima sexta-feira (06).

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.