Governo do Ceará concede R$ 102 milhões em gratificações a agentes da segurança pública na premiação do Misp

3 de fevereiro de 2026 - 14:44 # # # # # # # # # # # #

Lucas Memória - Ascom SSPDS- Texto
Denilson Araújo - SSPDS - Fotos

Reconhecimento à produtividade e ao fortalecimento operacional das forças de segurança
é fruto do sistema de metas para redução dos índices de violência e criminalidade

Como parte das ações do programa Ceará Contra o Crime, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), reconheceu e premiou, nesta terça-feira (3), os profissionais que contribuíram para a melhoria dos indicadores de segurança pública no estado. A solenidade, realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), encerrou o ciclo 2025 do sistema de Metas Integradas da Segurança Pública (Misp). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 102 milhões no reconhecimento de militares e servidores. O evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas, do secretário da SSPDS, Roberto Sá, dos chefes das vinculadas da pasta, entre outras autoridades.

O objetivo do Misp é fortalecer boas práticas para a redução da criminalidade, além de elevar a produtividade e ampliar a integração entre as forças vinculadas à secretaria. Os resultados consideram indicadores de 2025, como a redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), o Índice de Prevenção e Salvamento (IPS) e o Índice de Laudos Produzidos (ILP).

O governador Elmano de Freitas destacou que o Misp possibilita a avaliação contínua das ações realizadas. “Os senhores e as senhoras, profissionais da Segurança Pública, atuam em áreas distintas e em realidades diferentes. O que analisamos, portanto, são os dados de cada região, comparando-os com o período anterior, para compreender o cenário que cada localidade apresenta. O que percebo é a disposição para trabalhar e fazer isso de maneira integrada. Tenho muito carinho, mas, acima de tudo, muito respeito pelo trabalho dos nossos profissionais da Segurança Pública do Ceará”, afirmou.

No que se refere aos CVLIs e CVPs (mortes violentas e roubos), foram reconhecidos representantes da Polícia Civil (PCCE) e da Polícia Militar (PMCE) das três Áreas Integradas de Segurança (AIS) com maiores reduções, além da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) com o melhor desempenho. As Risps correspondem aos macroterritórios: Capital, Região Metropolitana, Interior Sul e Interior Norte.

Considerando os indicadores por redução de mortes violentas e roubos, o Interior Sul se destacou entre as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), sendo reconhecida pelo Misp pelo trabalho integrado da PCCE e PMCE. Por AIS, destacaram-se, AIS 21 (cidade sede: Iguatu), AIS 06 (bairro sede: Antônio Bezerra/Fortaleza) e AIS 07 (bairro sede: Jardim das Oliveiras), respectivamente no 1º, 2º e 3º lugar.

Já o Índice de Prevenção e Salvamento (IPS) avalia o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio de critérios como tempo de resposta, busca e salvamento, combate a incêndios, certificações e vistorias. Por fim, o Índice de Laudos Produzidos (ILP) monitora o aumento da produtividade da Perícia Forense (Pefoce). Ambos os índices premiaram os três melhores resultados de suas categorias.

Considerando o IPS, foram agraciadas: 2ª Companhia do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do CBMCE (Quixeramobim), 2ª Companhia do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (Canindé) e 1ª Companhia de Combate a Incêndio Florestal do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (Quixadá), que ocuparam 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Já pelo ILP, foram agraciados: Núcleo de Perícia Forense do Sertão dos Inhamuns (Tauá), Núcleo de Perícia Forense da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza e Núcleo de Perícia Forense dos Sertões de Crateús, que ocupam 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, os resultados positivos de 2025 refletem o esforço conjunto das forças estaduais. O gestor destacou que tem “testemunhado o empenho do governador Elmano em prover meios para a segurança pública. Ele tem feito isso com investimentos em recursos humanos, como a convocação de aprovados em concursos no ano passado: mais de 2 mil policiais militares, 400 policiais civis e mais de 80 peritos, além da formação de oficiais remanescentes e da realização de cinco concursos em andamento para todas as forças que compõem a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Hoje, entregamos mais 26 viaturas blindadas para a Polícia Militar. Anteriormente, já haviam sido entregues 58 das 136 viaturas encomendadas, com a previsão de seguir ampliando a frota até contemplar toda a Polícia Militar e uma parte significativa da frota da Polícia Civil com veículos blindados. O trabalho não para, e agradeço o empenho dos senhores e senhoras militares e servidores das nossas forças de segurança, das forças aliadas, da Assembleia Legislativa do Ceará e dos demais órgãos e instituições que contribuem com o nosso trabalho”, afirmou.

Boas Práticas e Inovação

Além de premiar resultados numéricos, a solenidade destacou as Boas Práticas que permitiram o aprimoramento de processos e o ganho de eficiência ao longo de 2025. O intuito é estimular iniciativas na PCCE, PMCE, CBMCE e Pefoce que tragam melhoria contínua aos serviços prestados à sociedade. Cada vinculada teve um projeto premiado, avaliado por uma banca técnica com base em diagnóstico, implementação e resultados.

Foram agraciados os seguintes projetos: Ecossistema PAI – Procedural Artificial Intelligence, elaborado pelo delegado da PCCE Alailton Arruda de Andrade; Gestão Integrada e Análise Criminal do 1º CRPM, elaborado pelo coronel da PMCE Otoniel Nascimento de Oliveira; Simplificação dos Processos de Regularização de Edificações, elaborado pelo capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Waldomiro Loreto, pelos 2º sargentos do CBMCE Walber Oliveira e Paulo Maciel Moreira, e pelo 3º sargento do CBMCE Christopher Douglas; e o Programa Integrado de Padronização, Capacitação e Melhoria dos Resultados Periciais, elaborado pelos peritos forenses Lêda Tálita Ferreira e Rodrigo Barreto Rosado.

Misp

Instituído pela Lei nº 19.178/2025, o Misp é um pilar estratégico do programa Ceará Contra o Crime. Ele visa a melhoria de indicadores de segurança pública por meio da colaboração integrada e da meritocracia entre os profissionais da segurança pública.

Entrega de Viaturas

Durante o evento, o governador Elmano de Freitas entregou 26 novas viaturas blindadas para a PMCE. Somando-se à entrega realizada em janeiro, o estado já contabiliza 84 veículos blindados incorporados à frota apenas nos dois primeiros meses de 2026. Adicionalmente, foram entregues 13 viaturas para a Força Tática da PMCE, fruto de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.