Codes/SSPDS empossa Conselhos Comunitários de Defesa Social no Bairro Henrique Jorge
30 de janeiro de 2026 - 15:56 #Ceará #Codes/SSPDS #Polícia Militar do Ceará #segurança #SSPDS
Sob o lema “Unidos somos mais fortes”, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) realizou uma cerimônia para empossar o novo Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do bairro Henrique Jorge – Área Integrada de Segurança Pública 18 (AIS 18) da Capital. O evento de posse dos novos conselheiros aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), no Colégio Luna Rangel, no bairro Henrique Jorge. O momento reuniu os membros da diretoria recém-empossados, a equipe da Codes, moradores da comunidade e o comandante da 1ª Cia do 18º BPM, tenente Gilvan.

O evento começou com a leitura de juramento dos membros e a assinatura da ata de posse. Além disso, houve um momento especial de convivência, onde foram trocadas experiências. Marcando um passo importante para o fortalecimento da participação social e da atuação comunitária no bairro Henrique Jorge.

A cerimônia contou com a fala do coordenador da Codes, tenente-coronel PM Weibson Braga, que destacou a importância do CCDS como espaço de participação cidadã, diálogo e fortalecimento da defesa social. “A segurança pública não se faz apenas com o trabalho das forças policiais, mas com diálogo, escuta ativa e cooperação entre o poder público e a população. Quando comunidade e instituições caminham juntas, os resultados são mais eficazes e duradouros. A Codes acredita nesse modelo de participação cidadã, que fortalece os vínculos sociais, promove a cultura de paz e contribui para a prevenção da violência”, destacou.

Em seguida, a presidenta do CCDS Henrique Jorge, Maria Valdenice, conhecida como “Nega do Henrique Jorge”, reafirmou o compromisso do conselho com a comunidade e com a construção de uma cultura de paz no território. “Assumimos este conselho com muita responsabilidade e amor pelo bairro Henrique Jorge. Nosso compromisso é trabalhar junto com a comunidade, ouvindo as pessoas e fortalecendo ações que promovam o diálogo, o respeito e a cultura de paz em nosso território.”