CBMCE envia militares, cães e equipamentos para auxiliar nas buscas de crianças desaparecidas no Maranhão
14 de janeiro de 2026 - 14:48 #Buscas #CBMCE #envio de equipe #Maranhão #Plano de Auxílio Mútuo

Cumprindo sua missão, conforme o lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) enviou uma equipe de bombeiros militares, cães treinados e equipamentos para auxiliar nas buscas de duas crianças que desapareceram no último dia 4 de janeiro, na cidade de Bacabal, no Maranhão. O embarque ocorreu na manhã desta quarta-feira (14) da sede do CBMCE em Fortaleza.
O auxílio foi solicitado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão. Na ocasião, foram enviados cinco militares do Ceará, além de quatro cães treinados que possuem Certificação Nacional Ligabom e drones com câmeras térmicas. O comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Wagner Maia, ressaltou a importância da parceria e do envio da equipe. “O Corpo de Bombeiros tem uma equipe especializada em diversos tipos de buscas de pessoas desaparecidas. Dessa vez, estamos enviando quatro binômios, cães especializados e com certificação específica para essa atividade, além de drones com câmera térmica, o que ajudará na busca das crianças desaparecidas”, disse.

No local, atuarão os cães farejadores Clark, Duck, Lara e Dora, das raças pastor belga, border collie, braco alemão e labrador. O capitão Eliomar Cordeiro Alves do CBMCE destacou a atuação dos cães nos trabalhos. “Estamos indo com uma guarnição robusta, com binômios de qualidade, cães prontos, aptos e comprovadamente competentes.
São cães que possuem certificação nacional pela Ligabom. E atuam em dois métodos de busca, varredura de área e odor específico”, explicou.
