PCCE localiza mulher desaparecida há mais de 40 anos e promove reencontro familiar

9 de janeiro de 2026 - 15:19 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas, localizou uma mulher que estava desaparecida desde a infância e promoveu o reencontro com a mãe após mais de quatro décadas sem contato.

A localização ocorreu na última quinta-feira (8), no estado de São Paulo, a partir de uma ação integrada com a Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP). A mulher foi encontrada residindo no município de Campinas (SP).

As diligências tiveram início após a mãe, uma mulher de 78 anos, procurar a Delegacia de Pessoas Desaparecidas e relatar que a filha havia sido entregue ainda criança a pessoas desconhecidas, sem o seu consentimento, fato ocorrido há mais de 40 anos. Desde então, não havia informações sobre o paradeiro da criança.

Com base nas informações prestadas, a equipe da unidade especializada realizou levantamentos e cruzamento de dados, o que possibilitou a identificação e a localização da mulher, que hoje tem 43 anos. Durante o contato, foi constatado que ela não tinha conhecimento sobre sua origem biológica ou sobre a família no Ceará.

Após ser informada sobre a existência da mãe e da busca realizada por ela ao longo dos anos pela filha desaparecida, a mulher manifestou interesse em restabelecer o contato familiar. O reencontro foi viabilizado com o acompanhamento da Polícia Civil, que possibilitou o contato entre mãe e filha.

A atuação da PCCE nos casos de desaparecimento de pessoas, evidência a importância do registro de ocorrências de desaparecimento e reforça o trabalho contínuo da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas, na apuração dos casos, na localização de pessoas e no apoio às famílias.

Como comunicar o desaparecimento

A PCCE reforça que para reportar o desaparecimento de uma pessoa não é necessário aguardar 24 horas. Repassar o maior número de informações sobre a vítima, auxilia os trabalhos policiais. Em Fortaleza, o registro pode ser feito na Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas, que funciona no DHPP, localizada na Rua Juvenal de Carvalho, nº 1125, Bairro de Fátima. Para repasse de informações, os telefones são (85) 3101-7472 ou (85) 3101-7474.

Já os casos registrados na Região Metropolitana e nos demais municípios do Estado ficam sob a responsabilidade das delegacias que atuam na circunscrição onde ocorreu o desaparecimento. Com autorização da família, os casos registrados são publicados nos perfis da delegacia no Facebook e Instagram. Os banners também são exibidos em telões espalhados por Fortaleza e na TV Ceará, a partir de parcerias firmadas com uma empresa e com a direção da emissora de televisão do Governo do Ceará.

Comunicar o desaparecimento na Deletron

O desaparecimento pode ser comunicado, ainda, por meio da Delegacia Eletrônica. Para isso, o denunciante pode acessar o campo Desaparecimento de Pessoa, fornecer o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido e enviar uma fotografia recente.

A população também pode colaborar com o trabalho policial enviando mensagem para o número *(85) 3101-7474, que é o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos, ou no (85) 3101-7472 (Delegacia de Policia Civil de Pessoas Desaparecidas). O sigilo e o anonimato da fonte é garantido.