Réveillon 2026: Forças de Segurança do Ceará reforçam atuação na virada do ano nos três polos da Capital
29 de dezembro de 2025 - 18:14 #Plano Operacional #Réveillon 2026 #SSPDS
Os polos da Praia de Iracema, Conjunto Ceará e Messejana contarão com efetivo de 2.178 agentes de segurança
As Forças de Segurança do Ceará terão a atuação reforçada durante o Réveillon 2026, que, neste ano, contará com polos no Aterro da Praia de Iracema na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), no Conjunto Ceará (AIS 2) e em Messejana (AIS 3). O plano operacional de segurança foi divulgado, na última terça-feira (23), em coletiva de imprensa da Prefeitura de Fortaleza, e tem a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, serão 2.178 agentes de segurança do estado no evento.
A segurança no Réveillon de Fortaleza será assegurada por uma operação integrada entre forças municipais e estaduais com atuação simultânea nos três pólos do evento. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuará com um efetivo de 1.963 policiais, responsáveis pelo policiamento ostensivo e preventivo, com presença reforçada nas áreas de maior circulação de pessoas, nos acessos aos polos e em seus entornos. Haverá policiamento a pé, a cavalo, motorizado e em pontos bases em locais estratégicos.
A operação também contará com a atuação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que disponibilizará 175 policiais civis para o suporte investigativo, registro e atendimento de ocorrências, assegurando respostas rápidas a eventuais demandas. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuará com 40 profissionais, garantindo ações preventivas, atendimentos de emergência e resposta a situações de risco, incluindo salvamentos e ocorrências relacionadas à segurança estrutural e incêndios. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) reforçará a operação com aeronave empregada para a atuação na Capital. As equipes contarão com pilotos, tripulantes, apoio solo, mecânico e motorista, além de um supervisor, e terão equipamentos disponíveis para atuar em eventuais ocorrências.
O coordenador da Copol/SSPDS, delegado Harley Filho, explica que durante a “Operação Réveillon Fortaleza de 2025”, foram destacados 2.178 profissionais das forças de segurança para atuar nos dois dias de evento. “Para esta operação haverá uma diversidade de policiamento, por meio de equipes da Polícia Militar com policiamento a pé, motopatrulhamento, utilização da cavalaria e viaturas que estarão dispostas em áreas estratégicas, corredores e cruzamentos ao longo dos locais. Já a Polícia Civil terá o emprego da delegacia móvel, bem como um estande do Meu Celular e, teremos também, a participação do Corpo de Bombeiros com viatura de resgate e um Auto Bomba Tanque (ABT), além dos vistoriadores, para verificar todos os certificados de conformidade nos locais dos eventos”, finaliza o coordenador.
Todo o plano operacional da SSPDS será monitorado por meio de uma sala de situação integrada à Central de Operações Integradas da Beira-Mar, possibilitando o acompanhamento em tempo real das ações, a troca imediata de informações entre os órgãos envolvidos e a rápida tomada de decisões, assegurando uma atuação eficiente e coordenada durante toda a programação.
Polo do Aterro da Praia de Iracema
No Aterro da Praia de Iracema (AIS 1), a Polícia Militar contará com equipes a pé, em motocicletas, automóveis e policiamento montado. As equipes estarão distribuídas nos turnos da operação, com foco principal no Aterro da Praia de Iracema, onde estará montada a estrutura para receber os espectadores da festa, estendendo-se a pontos estratégicos da região.
A Polícia Civil realizará nos dias 30 e 31 de dezembro atendimento no perímetro do Aterro da Praia de Iracema, na Av. Historiador Raimundo Girão, das 17 horas às 6 horas da manhã, com a delegacia móvel que funciona em um ônibus, equipado com computadores e toda a estrutura necessária para o atendimento à população, e tem uma equipe de policiais civis e por meio da 2ª Delegacia de Polícia Civil da Capital. A região contará com orientações sobre o programa “Meu Celular” do Governo do Ceará.
Polo do Conjunto Ceará
No polo do Conjunto Ceará (AIS 2), a PMCE contará com equipes a pé, em motocicletas e automóveis. As equipes estarão distribuídas nos turnos da operação.
A Polícia Civil contará com atendimento na região do Conjunto Ceará, por meio da 22ª Delegacia de Polícia Civil da Capital, das 17 horas à meia-noite.
Polo de Messejana
Já no polo de Messejana (AIS 3), a Polícia Militar participará da ofensiva com equipes a pé, em motocicletas e automóveis. As equipes estarão distribuídas nos turnos da operação, com foco principal na Praça José Lindival de Freitas.
A PCCE terá atendimento na região do Polo de Messejana, atendimento por meio da 20ª Delegacia de Polícia Civil da Capital, das 17 horas à meia-noite.
Delegacias plantonistas
As delegacias sedes dos polos plantonistas 2ª, 20ª e 22ª Delegacias de Polícia Civil da Capital, cujas áreas circunscricionais correspondem aos locais de realização do evento, estarão de plantão diuturnamente, durante o transcorrer da operação para recepcionar as ocorrências do evento. Já a 7ª, 10ª e 13ª Delegacias de Polícia Civil da Capital ficarão encarregadas de atuar de maneira supletiva em outras regiões da cidade.
As unidades especializadas Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) tem plantão permanente para atendimento das ocorrências envolvendo adolescentes autores de atos infracionais na circunscrição da área do evento; a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM-FOR) contará com plantão diuturnamente, recepcionando as ocorrências dentro de sua especialidade, elaborando os procedimentos cabíveis, a Delegacia de Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) também contará com plantão; e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) manterá equipes de plantão 24 horas para atender as ocorrências dentro de sua especialidade.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.