Polícia Civil deflagra operação contra grupo criminoso com atuação interestadual
11 de dezembro de 2025 - 16:47 #DCLD #DRA #Investigações #PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCLD) do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Clusterdown, uma ação integrada de enfrentamento ao tráfico de drogas, à lavagem de dinheiro e aos grupos criminosos com atuação no Ceará e em outros estados do país. As diligências foram concentradas, principalmente, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, local onde o grupo criminoso atuava, em destaque, nos bairros Paupina e Messejana.

A operação teve como objetivo desarticular a rede financeira utilizada por um grupo criminoso de origem carioca, responsável por movimentações relacionadas ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e ocultação de patrimônio. Ao todo, foram expedidos 111 mandados de busca e apreensão, 36 mandados de prisão (entre preventivas e temporárias) e ordem judicial de bloqueio de até R$ 59 milhões em bens de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
Os mandados foram cumpridos simultaneamente em diversos estados: Ceará, Goiás, Pará, Rondônia, Paraná e São Paulo. No território cearense, as ações ocorreram nas cidades de Fortaleza, em 19 bairros da capital, além de Eusébio (AIS 13), Caucaia (AIS 11), Maracanaú (AIS 12), Itaitinga (AIS 12) e Horizonte (AIS 25). Durante as diligências, foram realizadas apreensões de drogas, arma de fogo, munições, uma caminhonete de luxo, uma motocicleta, uma máquina de contar dinheiro, além de diversos aparelhos celulares de interesse investigativo.

A ação resultou no cumprimento de 16 mandados de prisão, sendo 12 contra pessoas em liberdade no Ceará: uma em Horizonte, uma em Maracanaú e dez em Fortaleza. Outros três mandados de prisão foram cumpridos em unidades prisionais, além de uma prisão no estado de Goiás. Duas pessoas, as quais já tinham mandado de prisão, também foram presas em flagrante em posse de drogas e armas.

Captura no exterior
A investigação também resultou, em outubro deste ano, na captura de um dos alvos na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O homem estava foragido da Justiça brasileira e utilizava identidade falsa para evitar a execução de mandados relacionados a crimes de integrar organização criminosa e tráfico interestadual de drogas.
A Operação Clusterdown contou com o apoio das Polícias Civis de Goiás (PCGO), Rondônia (PCRO) e Pará (PCPA), reforçando a cooperação entre forças de segurança na repressão qualificada ao crime organizado.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.