Em noite de conquistas, PMCE sobe ao pódio nas três modalidades do futebol nos Jogos da Integração

5 de dezembro de 2025 - 14:41 # # #

No ranking geral da competição, a Polícia Militar liderou a 2ª edição dos Jogos da Integração, com 23 medalhas conquistadas. Bombeiros Militares e Polícia Penal ficaram, respectivamente, na segunda e terceira colocação.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) subiu ao pódio três vezes somente nesta quinta-feira (4), alcançando a tríplice vitória nas modalidades de futebol dos Jogos da Integração. A seleção masculina da PMCE venceu a equipe da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) nos pênaltis por 5 a 4. No feminino, o time da PMCE superou o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por 4 a 0. Já no torneio master, policiais militares e policiais civis disputaram a final na Areninha do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), com placar de 4 a 3.

Durante o discurso de abertura, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, saudou os atletas e reforçou a importância do evento. “Esporte é vida, esporte é saúde e, no nosso ambiente estressante do dia a dia, poder encontrar um tempo como esse, para praticar atividade física e colocar nosso condicionamento à prova, é muito positivo. Isso se reflete na nossa convivência diária com o delegado-geral da Polícia Civil, com os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e com o perito-geral da Perícia Forense do Ceará”, afirmou.

O secretário executivo de Inteligência e Defesa Social, Alzir Chaves, destacou o espírito de unidade. “É um grande congraçamento entre todas as nossas vinculadas e convidados, no sentido de materializar, através do esporte, esse espírito de integração que possuímos no Ceará. A ideia é que, além da disputa e das medalhas, possamos aproximar os profissionais de Segurança Pública em prol da saúde desses agentes e de toda a população”, disse.

Responsável pela organização do evento, o coordenador de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da SSPDS (Cogep), coronel PMCE Teógenes Coelho, celebrou a participação das instituições parceiras. “Esse é o espírito da integração: essa energia, essa vibração dos atletas. A grande final foi um sucesso, e esperamos que os próximos Jogos da Integração mantenham esse mesmo espírito que vimos aqui na Areninha do Cisp”, afirmou.

Feminino e Master

Após a vitória, o capitão PMCE Tiago Reis, medalhista de ouro no torneio masculino, agradeceu à SSPDS pela realização de mais uma edição do evento. “Só tenho a agradecer pela estrutura e organização do campeonato. A SSPDS sempre contribui com a Polícia Militar, a Polícia Civil, os Bombeiros, os policiais penais e todos os órgãos da Segurança Pública. Nossa fala é de gratidão pelo apoio e que venham os próximos campeonatos”, comemorou.

Representando o time feminino da PMCE, a soldado Verônica Maia também celebrou. “É muito gratificante participar dessa competição todos os anos. Melhor ainda é ser campeã, claro. Saímos daqui vitoriosas, mas meu desejo é parabenizar todas que jogaram hoje. E também a equipe do Corpo de Bombeiros, que deu um show. Todas nós fizemos esta noite brilhar com o futebol feminino”, concluiu.

Quadro de medalhas

Com as três finais realizadas nesta quinta-feira, a PMCE somou 23 medalhas e encerrou a 2ª edição dos Jogos da Integração na liderança. O CBMCE ficou em segundo lugar, com 12 medalhas, seguido pela SAP, que conquistou sete. Na sequência, aparecem a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A edição deste ano contou com a participação de equipes das Forças de Segurança estaduais, federais e municipais. Além de servidores e colaboradores da SSPDS, PCCE, PMCE, CBMCE, Pefoce, Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), estiveram presentes agentes da Casa Militar do Governo do Ceará, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Com mais equipes inscritas, o calendário precisou ser ampliado para comportar o número de jogos. As partidas ocorreram na Areninha do Cisp, no ginásio e na piscina da Aesp, na Praia de Iracema, na Arena Salinas e no espaço de lazer do Cisp, que recebeu as disputas de xadrez e tênis de mesa.