SSPDS deflagra ação integrada para coibir furtos e receptação de fios de energia e hidrômetros na RMF
3 de dezembro de 2025 - 17:56 #CBMCE #Copol #Operação Celare #PCCE #Pefoce #PMCE #Prisão #SSPDS

Durante o trabalho policial, um idoso, de 64 anos, foi capturado
Com o intuito de coibir o furto qualificado de fios de energia, fios, transformadores e hidrômetros, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a operação integrada “Celare”. A ofensiva ocorreu no município de Paracuru, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) da Região Metropolitana de Fortaleza.
A ação contou com a participação de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A operação também teve o apoio da Enel e da Cagece. O trabalho policial teve como objetivo combater a receptação de material de procedência duvidosa, reprimir o furto de energia elétrica e disciplinar o mercado, contribuindo para a segurança e o bem-estar da comunidade.
A operação resultou na fiscalização de estabelecimentos que comercializam sucatas e reciclagens. Durante a ação no bairro Novo Paracuru, as equipes capturaram um homem, de 64 anos, com ele foram apreendidos em uma reciclagem de sua propriedade 50 quilos de cabos 4 AWG e seis metros de cabo concêntrico de alumínio pertencentes a distribuidora de energia Enel.
Diante disso, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Paracuru, onde foi autuado em flagrante por estelionato e colocado à disposição da Justiça.
Os trabalhos contaram com dados e informações coletadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. As ofensivas ostensivas seguem na região e na Capital.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.