Alunos da Aesp participam de aula prática de Tiro Policial Defensivo
3 de dezembro de 2025 - 16:34 #AESP #Formação Aesp #PMCE
Atividade integra o Curso de Formação de Oficiais e reforça a preparação técnica e responsável dos futuros profissionais de Segurança Pública do Ceará

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) em parceria com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou, na manhã dessa segunda-feira (01), uma aula prática de Tiro Policial Defensivo I no estande de tiro. A atividade faz parte da grade curricular do Curso de Formação de Oficiais da PMCE e tem como objetivo capacitar os alunos para atuar de forma técnica, segura e responsável em situações que exijam o uso progressivo da força.
Durante o treinamento, os instrutores apresentaram fundamentos de manuseio, postura, segurança, tomada de decisão e avaliação de risco. A abordagem da disciplina reforça que o profissional de segurança deve estar preparado para proteger a sociedade e preservar a própria vida.

“A nossa vida depende desse treinamento. Quero parabenizar a Aesp e a PMCE pela seleção de excelentes instrutores para ministrar essa aula. Tem sido um nível altíssimo, com muita técnica e com certeza vamos para casa com a segurança que iremos realizar um trabalho bem melhor para a sociedade cearense”, declarou o cadete Micael do 2º pelotão.
Segundo os instrutores, a prática não tem como finalidade estimular confrontos, mas sim, desenvolver habilidades essenciais para que o agente atue em conformidade com a legislação, com os protocolos operacionais e com o princípio da defesa e salvaguarda da vida.

“Nessa disciplina, o policial vai utilizar a arma dele para defender a sociedade ou se defender. A gente jamais vai utilizar essa arma iniciando um confronto. Então, o objetivo é preparar os policiais para irem a rua e executarem um bom serviço em prol da sociedade”, disse o coronel Jano Emanuel da PMCE.
A aula integra uma série de atividades práticas e teóricas que compõem o processo de formação dos futuros profissionais das forças de segurança do Ceará. O treinamento contínuo e especializado contribui para que os novos agentes estejam aptos a oferecer um serviço de excelência à população, alinhado às diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS.