Ação integrada das Forças de Segurança resulta na prisão de chefe de grupo criminoso que atuava em Maranguape

3 de dezembro de 2025 - 15:21 # # # #

Uma ação operacional e de inteligência coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou, nesta quarta-feira (03), na localização e prisão de um homem, de 36 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso que atuava no município de Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do estado. Durante a ofensiva, os policiais civis apreenderam uma arma de fabricação artesanal e munições.

O trabalho integrado conduzido pela Delegacia de Maranguape, pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), da 5ª Seccional da Região da Metropolitana e pelo Departamento de Inteligência (DIP), possibilitou o avanço das investigações, que já apontavam a participação do suspeito em crimes ocorridos em Maranguape e cidades vizinhas. O alvo, que possui antecedentes por tráfico de drogas, tinha três mandados de prisão em aberto.

De posse das ordens judiciais, os investigadores deram cumprimento aos mandados, sendo dois por integrar organização criminosa e um por roubo majorado, o homem foi preso em Pacoti. Ele foi capturado e colocado à disposição da Justiça. Em continuidade à ofensiva, em um imóvel localizado em Maranguape e pertencente ao suspeito, foram localizadas munições e uma arma artesanal. As equipes seguem em diligências para identificar e prender demais integrantes do mesmo grupo criminoso.

Outras ações na Região Metropolitana

Com a prisão realizada hoje, sobe para cinco o número de pessoas capturadas em menos de 48 horas, todas com envolvimento direto em crimes registrados na Região Metropolitana de Fortaleza. Os alvos, presos em Maranguape e Maracanaú, foram retirados de circulação por força de mandados de prisão preventiva pelos crimes de receptação, ameaça, desobediência, integrar organização criminosa e homicídio.

Com ações contínuas e integradas, a PCCE reforça sua atuação no combate direto a indivíduos que tentam se estabelecer ou ampliar atividades criminosas na região.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.