Operação Integração Maranguape resulta na prisão de cinco suspeitos

1 de dezembro de 2025 - 13:16 # # # # #

A Operação teve como intuito de coibir ações criminosas, especialmente Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), bem como desarticular grupos criminosos. A ação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), foi deflagrada na manhã deste sábado (29) e seguiu até a madrugada desta segunda-feira (1º), tendo como a Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) no escopo.

A Operação Integração Maranguape encerrou, na madrugada desta segunda-feira (1º), com cinco prisões e a apreensão de 1,6 kg de drogas, uma granada e munições. Ao todo, foram lavradas quatro autuações em flagrante, sendo duas ocorridas durante o cumprimento de mandados de prisão, e um mandado de prisão isolado. Os crimes relacionados com as ocorrências são tentativa de homicídio contra agente da Segurança Pública, homicídio, feminicídio, organização criminosa, tráfico de drogas e porte irregular de arma de fogo. Todos os suspeitos já se encontram à disposição do Poder Judiciário.

Um dos presos em flagrante por tráfico e porte de arma foi um homem, de 29 anos, que também tinha um mandado em aberto por integrar organização criminosa. O cerco à residência dele, no bairro Novo Maranguape II, foi acompanhado por drones dos agentes da Segurança Pública. O suspeito foi capturado em posse de 717 g de maconha, 101 g de crack e 29 g de cocaína, três munições calibre 12 e materiais para embalar entorpecentes. Ele já possuía três passagens por homicídio, uma tentativa de homicídio, uma por roubo à pessoa e outra por receptação.

O segundo flagrante, pela prática de tráfico de drogas e porte irregular de arma de fogo, realizado pelas Forças de Segurança envolveu um homem, de 26 anos, no bairro Área Seca. O suspeito, com antecedentes por tráfico e roubo à pessoa, foi preso após policiais civis visualizarem-no arremessando uma bolsa de pano em direção ao quintal do vizinho. A bolsa continha 828 g de maconha, uma granada e uma balança de precisão. Os três aparelhos celulares apreendidos com o indivíduo serão periciados tendo em vista o aprofundamento das investigações.

Tentativa de homicídio

Também durante a Operação Integração Maranguape, os agentes das Forças de Segurança Pública cumpriram um mandado de prisão pela prática de homicídio em Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24). Entretanto, o alvo da ordem judicial efetuou disparos de revólver contra um oficial investigador de polícia. O homem, de 21 anos, com duas passagens por tráfico de drogas, foi conduzido até a Delegacia de Maranguape, onde foi cumprido o mandado e realizada a autuação em flagrante por tentativa de homicídio contra agente da Segurança Pública.

Em contrapartida, um suspeito de integrar organização criminosa teve um mandado de prisão cumprido em seu desfavor no bairro Mucunã, em Maracanaú, Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do estado. O homem, de 31 anos, também foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Maranguape, onde a determinação judicial foi cumprida e ele colocado à disposição da Justiça.

Feminicídio

Ainda durante a ofensiva das Forças de Segurança, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou a prisão em flagrante de um suspeito de feminicídio na tarde desse sábado (29). O suspeito, de 43 anos, atingiu a própria companheira com um objeto perfurocortante em uma loja de maquiagens situada na sede do município. Ele foi capturado por uma equipe do 24º Batalhão Policial Militar (24º BPM) e conduzido até a Delegacia de Maranguape, onde foi autuado em flagrante pelo crime e colocado à disposição da Justiça.

Operação Integração Maranguape

A Operação Integração Maranguape teve como intuito de coibir ações criminosas, especialmente Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), bem como desarticular grupos criminosos. A ação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), foi deflagrada na manhã deste sábado (29) e seguiu até a madrugada desta segunda-feira (1º), tendo como a Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) no escopo.

Os trabalhos policiais contaram com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense (Pefoce), das Coordenadorias Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), de Inteligência (Coin/SSPDS), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), além de profissionais do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran).

A ofensiva também visa reforçar saturações preventivas, fiscalização e abordagem de pessoas suspeitas, com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). Os trabalhos policiais são baseados em dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).