Aluna do colégio da PMCE é a melhor do Nordeste na Olimpíada Nacional de Ciência e será homenageada no DF

1 de dezembro de 2025 - 12:11 # # # #

A aluna do 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará – General Edgard Facó (1º CPMCE – GEF), Amanda Sales Carneiro, de apenas 12 anos, obteve o melhor desempenho entre todos os participantes do Nordeste na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) em 2025. Como resultado, ela foi escolhida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como a representante feminina da região na solenidade oficial que ocorrerá em Brasília, na próxima quarta-feira (3).

Aluna do CPMCE desde a 2ª série, Amanda se destaca pelo comprometimento com a rotina de estudos e pela participação constante em competições acadêmicas. Mesmo com apenas 12 anos, ela já reúne diversas medalhas em olimpíadas nacionais, resultado de dedicação e apoio da família e equipe pedagógica do colégio. Segundo a família, a estudante concilia a escola com atividades de preparação, tarefas de casa e treinos na cavalaria, sempre demonstrando disciplina e foco, características incentivadas pela formação cidadã promovida pela PMCE nos seus colégios.

A mãe, Samantha Sales, relata que a conquista foi recebida com grande emoção. O desempenho de Amanda, segundo ela, reflete o esforço pessoal da filha e também o trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede pública de ensino. Para a preparação da ONC, a aluna estudou intensamente, resolvendo provas de anos anteriores e revisando conteúdos das diversas áreas envolvidas na competição.

Em 2025, antes da ONC, Amanda já havia conquistado medalhas em importantes olimpíadas acadêmicas, entre elas: Ouro na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), Ouro na Olimpíada Mandacaru de Matemática, Ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Prata na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF), Prata na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI), Bronze na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), Bronze na Olimpíada Canguru de Matemática e Honra ao Mérito na Olimpíada Itabirana de Matemática.

A viagem para Brasília está marcada para o dia 2 de dezembro, quando a aluna e a mãe dela seguirão para participar da cerimônia nacional promovida pelo MCTI em reconhecimento ao desempenho de estudantes de todo o País.

* com informações da assessoria de comunicação da PMCE.