Trio suspeito de comandar grupo criminoso em Caucaia é capturado durante Operação Zéfiro

30 de novembro de 2025 - 13:52 # # # #

Mandados de prisão preventiva tiveram como alvos o chefe de um grupo criminoso, da companheira dele e de um suspeito apontado como responsável por cometer de homicídios.

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou no cumprimento de três mandados de prisão pelo crime de integrar organização criminosa, nesse sábado (29), nos municípios de Caucaia e Russas, Áreas Integradas de Segurança (AIS 11 e 18) do estado. Os alvos das ordens judiciais, dois homens e uma mulher, são investigados por integrar um grupo criminoso de origem local com atuação em Caucaia (AIS 11). O chefe do grupo criminoso, a companheira dele e o braço direito dele estão à disposição da Justiça. As investigações e capturas fazem parte da Operação Zéfiro das Forças de Segurança.

Conforme os investigadores, a mulher, de 29 anos, é quem comandava as ordens do companheiro, de 32 anos, enquanto este se encontrava recluso em uma unidade do sistema carcerário de segurança máxima. Ela havia sido presa anteriormente, em decorrência de um crime de homicídio, em 30 de novembro de 2023, devido a uma disputa entre grupos criminosos rivais na AIS 11. Durante a prisão, o celular dela foi apreendido e a extração dos dados revelou a participação dela no grupo criminoso.

Diante das novas informações, a 1ª Delegacia Seccional de Caucaia solicitou a expedição dos mandados de prisão em desfavor da mulher, do companheiro dela e de um segundo homem, de 33 anos, apontado como o executor de homicídios pelo grupo criminoso. A ordem judicial foi autorizada pelo Poder Judiciário, sendo que a suspeita foi capturada em Russas, na AIS 18; o segundo homem no bairro Potira, em Caucaia, e o companheiro da mulher, que já encontra-se recluso, teve o mandado cumprido em desfavor dele na unidade prisional.

Além do homicídio doloso, a mulher também respondia por tráfico de drogas. O companheiro dela, de 32 anos, possui passagens por homicídio doloso, tráfico de drogas, três passagens por porte irregular de arma de fogo, três por roubo à pessoa, extorsão e receptação. Por último, o homem apontado como o responsável por cometer os crimes do grupo criminoso já respondia por dois crimes de porte irregular de arma de fogo e dois por crime contra a fé pública. Todos os envolvidos já se encontram à disposição da Justiça.