Pefoce encerra IV Workshop da Perícia Forense com debates sobre desafios e avanços da cadeia de custódia e premiação de trabalhos científicos
27 de novembro de 2025 - 18:23 #CIHPB/Pefoce #IV Workshop da Perícia Forense #Pefoce #SSPDS
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou de terça-feira (25) até esta quinta-feira (28), o IV Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará com a temática “Prova pericial: desafios e avanços da cadeia de custódia”. O evento científico foi realizado no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, em Fortaleza, reunindo profissionais, especialistas e pesquisadores da área forense.

No encerramento, o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a atuação dos profissionais da Pefoce na elucidação de crimes. “A Pefoce promoveu a quarta edição do Workshop da Perícia Forense, onde durante três dias tivemos a possibilidade de apresentar resultados de trabalhos desenvolvidos pela instituição. Profissionais e pesquisadores trouxeram trabalhos técnicos desenvolvidos nos setores, ou seja, trabalhos utilizados na prática diária e na resolução de crimes. Portanto, tivemos a oportunidade de mostrar os serviços de medicina legal, DNA, local de crime, física, química e engenharia e as áreas que trabalhamos, ou seja, são várias ciências utilizando tecnologias para a elucidação de casos. A Pefoce atua desenvolvendo um serviço científico no dia a dia. Fomentar a pesquisa para os nossos servidores e trazer cada vez mais tecnologia aos laudos foram os pilares deste encontro”, explicou o perito-geral.
O assessor de apoio à gestão superior da SSPDS, coronel Cristiano Lins, que representou o secretário da SSPDS, Roberto Sá, no encerramento do evento, destacou a importância do evento para os profissionais das Forças de Segurança do Ceará. “Esse evento promoveu a integração de profissionais das Forças de Segurança, sendo uma oportunidade de debater temas relevantes para os servidores da perícia forense”, disse.
Durante o encerramento três trabalhos científicos se destacaram nas provas orais apresentadas no workshop, foram:
1º Lugar
Temática: Coleta no local de crime: um diferencial para eficiência do exame residuográfico
Apresentação e defesa: Ayrles Fernanda Brandão da Silva
2º Lugar
Temática: Cadeia de Custódia do Maior Banco de Dados da Perícia Forense do Estado do Ceará – Pefoce Ontem, Hoje e o Futuro
Apresentação e defesa: Ricardo Filgueiras
3º lugar
Temática: A Importância da Cadeia de Custódia na Confiabilidade da Prova Técnica – Um Estudo sobre o SINAB no Ceará
Apresentação e defesa: Felipe Sousa, Leonardo Andrade e Fernando Carlos
A programação contou ainda com palestras, exposição de estudos de caso e capacitações voltadas aos servidores da Pefoce, peritos oficiais e profissionais do Sistema de Justiça, Ministério Público, Defensoria e Segurança Pública.
Emissão da Carteira de Identidade Nacional
Durante os três dias de evento, a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB/Pefoce) disponibilizou atendimento exclusivo para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) destinado aos participantes do Workshop, servidores e colaboradores da SSPDS e suas vinculadas. Além disso, também ocorreu atendimento neonatal e emissão da CIN para crianças de zero a três anos.