Letramento Racial na universidade: Supesp realiza palestra na Unifor nesta segunda-feira (1º)
27 de novembro de 2025 - 11:57 #Dipas #Letramento Racial #Supesp #Unifor
![]()
Finalizando as atividades em referência ao mês da Consciência Negra, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizará nesta segunda-feira, 1º de dezembro, às 9h, a palestra “Formação e Letramento Racial para uma Segurança Antirracista” na Universidade de Fortaleza (Unifor). O objetivo do encontro é criar oportunidade para os participantes ampliarem a visão crítica sobre a presença histórica e cultural do racismo na sociedade, estabelecer formas de diálogo, o combate e a conscientização em torno do crime de racismo.
A palestra, uma parceria entre a Coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Supesp, será ministrada pelos assessores da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da superintendência, Paula Vieira e Daniel Rocha. O momento contará com a participação dos alunos de Jornalismo da Unifor, estudantes de outras instituições do ensino superior e convidados.
Para o coordenador do curso de Jornalismo da Unifor, Wagner Borges, esse momento é muito importante e especial, porque iniciativas do gênero já fazem parte da politica da instituição, de debater temas e assuntos sensíveis e cruciais, visando mais engajamento e consciência em torno dos direitos de grupos vulneráveis ou assuntos voltados ao meio ambiente, política, tecnologia, entre outros. “Ficamos muito felizes de receber esse convite e fazer parte desse movimento de integração do conhecimento, de saberes ancestrais que está em nossa comunidade, na nossa história e é preciso sempre resgatar e consolidar”, disse o coordenador.
Palestra em escola pública mobilizou alunos em torno da temática do racismo
Na visão da Supesp, Juliana Barroso, o encontro reforça o compromisso do órgão com a redução dos casos de racismo e discriminação. “A Supesp possui uma relação estratégica e analítica. Nosso compromisso com essa palestra é agir como articulador para uma sociedade com menos casos de discriminação racial”, pontuou, reforçando que outras parcerias estão sendo fechadas para realização dessa palestra, que já ocorreu na própria sede da Supesp e na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Walter de Sá Cavalcante, no bairro Dias Macedo.
História
A palestra que recebe o nome “Ubuntu Supesp: Formação e Letramento Racial para uma Sociedade Antirracista” e aborda temas históricos e contemporâneos sobre identidade de raça, violência, entre outros tópicos. A palavra “Ubuntu” é de origem africana, significando uma filosofia de vida voltada para a união entre os povos.
Os palestrantes
Assessores da Dipas, Paula Vieira e Daniel Rocha serão os palestrantes desse que já é o terceiro encontro abordando a temática voltada para o Letramento Racial promovido pela Supesp.
Paula Vieira é socióloga e cientista política pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora universitária e pesquisadora do Laboratório de Estudos de Política, Eleições e Mídia da UFC.
Daniel Rocha é formado em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) Federal e há um ano desenvolve estudos e pesquisas sobre segurança pública do Ceará.
Serviço:
Palestra “Formação e Letramento Racial para uma Segurança Antirracista”
Local: Unifor- Bloco A, auditório A3
Data: 1º de dezembro de 2025, segunda-feira
Horário: 9h