SSPDS recebe representantes do Programa Cientista Chefe para troca de conhecimento
26 de novembro de 2025 - 17:55 #agenda #Programa Cientista Chefe #SSPDS #Supesp
![]()
Gestores e pesquisadores da UFC debateram tópicos como a repercussão midiática sobre a Segurança Pública e monitoramento eletrônico
Acreditando na Ciência como ferramenta para desenvolver ações para o fortalecimento do trabalho das Forças de Segurança Pública, representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participaram de um encontro com representantes do Programa Cientista-Chefe, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A reunião aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cips), nesta quarta-feira (26), e debateu a repercussão midiática sobre a Segurança Pública e o monitoramento eletrônico do sistema Judiciário.
“Esse contato com pesquisadores é essencial para o incentivo do desenvolvimento de políticas públicas que enfrentem os grupos criminosos e aperfeiçoem a atuação das Forças de Segurança Pública em todo o estado”, argumentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, logo na abertura do encontro. “É fundamental reconhecermos as necessidades e os problemas que enfrentamos, como também essencial apontar os resultados que atingimos, para que possa ocorrer o reconhecimento da população do trabalho dos agentes da Segurança Pública”.
A superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Juliana Barroso, concorda com a visão do gestor e aponta que o encontro com os pesquisadores do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) “desperta um outro olhar”. “O trabalho desses pesquisadores nos é muito importante porque gera insights para que possamos repensar a nossa atuação e refletir melhor sobre o nosso trabalho, e quem ganha com isso é toda a população cearense”, comentou.
![]()
Já para o professor coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante da equipe do Programa Cientista Chefe, Luiz Fábio Paiva, a produção de conhecimento ultrapassa a opinião meramente ideológica. “Hoje, a Segurança Pública é uma das grandes áreas de debate nacional. Muita gente diz que sabe como vai resolver o crime com base naquilo que pensa. Nós pesquisadores temos a chance de fazer pesquisas, entender variáveis, estudar o comportamento de grupos criminosos, inclusive como esse comportamento repercute, e apontar soluções que atendam as necessidades da população”, arrematou.
Também estiveram presentes no encontro, o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social, Roberto Alzir Chaves; o chefe de gabinete da SSPDS, coronel PM Cristiano Lins; o delegado da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Marcelo Pinheiro; o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, coronel Vanderlan Carvalho; e o assessor jurídico da SSPDS, Hiro da Justa Porto. Além destes, professores universitários, pesquisadores e bolsistas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).