Profundidade e precisão: 1ª Companhia de Mergulho e Resgate do CBMCE comemora cinco anos de atividades subaquáticas

25 de novembro de 2025 - 13:22 # # # #

Texto: Helena Ximenes
Arte: Leandro Vagner
Fotos: Arquivo SSPDS

“Segurança, habilidade e calma”, esse é o lema que reflete os mergulhadores de resgate da 1ª Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CMR/BBS), unidade especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que completa, nesta terça-feira (25), cinco anos de um minucioso trabalho para o resgate em ambiente subaquático.

Com esses três pilares solidificados, os bombeiros militares atuam com maior ênfase e êxito no objetivo de buscar e recuperar vítimas de afogamento e na recuperação de objetos submersos, como montagem de peças submersas, manutenção em equipamentos subaquáticos e reflutuação de balsas que submergiram. A 1ª Companhia de Mergulho de Resgate (1ª CMR) é localizada na Av. Presidente Castelo Branco, no bairro Moura Brasil – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, e a atua não somente na Capital, mas em todo o Ceará.

“A 1ªCMR é composta por 14 militares, dois oficiais e 12 praças, onde todos são mergulhadores de resgate. Vale salientar que, além dos mergulhadores lotados na 1ªCMR, há mergulhadores de resgate lotados em outras companhias pelo interior do estado que também atuam na atividade”, afirma o 1º tenente BM Samuel, comandante da companhia.

A Companhia de Mergulho também está envolvida em atividades, principalmente diante da quadra chuvosa, onde os afogamentos e acidentes em ambientes aquáticos são mais recorrentes. Seja em campanhas educativas, seja na atuação em virtude de ocorrências já em andamento, a Companhia de Mergulho está pronta para o emprego e apoio diante das adversidades em ambiente aquático.

A evolução do mergulho no CBMCE

 

A 1ª Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CMR/BBS) surgiu da necessidade de ter mergulhadores de resgate prontos para o emprego imediato em ocorrências que demandam tal atuação. “A Companhia de Mergulho surgiu da necessidade de ter um efetivo dedicado exclusivamente à atividade de mergulho para facilitar a padronização de procedimentos, gerando mais segurança e eficiência nos atendimentos”, afirma o tenente Samuel que trabalha há cerca de dois anos na CMR.

Ele completa que o momento mais marcante da trajetória da Companhia foi a sua criação, em 25 de novembro de 2020. “Diante de um cenário onde há mais de 30 anos os mergulhadores não possuíam uma unidade com dedicação exclusiva para atividade, é notória a evolução com a capacitação de mergulhadores, aquisição e atualização de equipamentos. A criação desta unidade significou para mim, na época, uma oportunidade e maior vontade de me formar mergulhador de resgate, objetivando um dia compor este seleto grupo, que hoje tenho a honra de fazer parte”

O comandante ainda afirma que após a criação da 1ªCMR foram realizadas a aquisição de equipamentos e materiais voltados exclusivamente à atividade de mergulho e atualizados de acordo com a evolução da atividade e destinados a cada mergulhador. “Os militares dedicando-se exclusivamente a esta atividade, estão cada vez mais confiantes e entrosados com espírito de equipe, além de não estarem desgastados com escalas de outras naturezas de serviço, pois a atividade de mergulho exige que o militar esteja em sua plenitude física para evitar acidentes”, afirma o tenente Samuel.

No entanto, a história do mergulho de resgate no CBMCE remonta à década de 80, quando foi implementado o primeiro Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. O curso teve como base curricular a mesma aplicada no curso de mergulho da Marinha do Brasil, com algumas adaptações e peculiaridades voltadas ao mergulho de resgate em nosso estado. Ao longo dos 40 anos de história já foram formados 152 mergulhadores de resgate de diversos estados do Brasil e 15 turmas já foram formadas no Cursos de Mergulho Autônomo (CMaut), desde 1985.

“Temos instruções diárias com ações de rotina referentes a procedimentos e utilização de equipamentos. Busca-se, mensalmente, fazer nivelamentos com instruções juntamente com mergulhadores que não são da Companhia, mas atuam na atividade no interior do estado. Além disso, anualmente, a corporação destina recursos que possibilitam a aquisição do que há de mais moderno na área de mergulho, como máscaras Full Face e comunicação subaquática, por exemplo”, ressaltou o comandante da CMR.

Um novo passo

Nestes cinco anos de história, a 1ª Companhia de Mergulho e Resgate passou por várias conquistas, mas uma nova atuação representou um novo passo na atividade de mergulho dentro do CBMCE. “Estamos realizando a varredura de cascos de navios, em parceria com outras forças, como a Polícia Federal, de forma a apoiar na remoção de pacotes de ilícitos que são implantados na estrutura destas embarcações, o que oferece um risco e tem exigido uma padronização de ações para evitar acidentes”, afirma o tenente Samuel.

Serviço

1ª Companhia de Mergulho de Resgate – 1ª CMR/BBS
Batalhão de Busca e Salvamento
Av. Presidente Castelo Branco, 1000
Moura Brasil – Fortaleza-CE
Telefone: (85) 3101-4777