Em disputa acirrada com a PMCE, Guarda Municipal vence competição feminina de carimba da 2ª edição dos Jogos da Integração da SSPDS

25 de novembro de 2025 - 17:42 # # # #

Em uma partida emocionante, a equipe da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) venceu o time da Polícia Militar do Ceará (PMCE) pela final feminina de Carimba e conquistou a medalha de ouro. A partida pela 2ª edição dos Jogos da Integração da SSPDS foi realizada, no final da tarde dessa segunda-feira (24), na Areninha do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Após algumas viradas no placar, o resultado ficou em 6 a 4 para a equipe da GMF. “Em campo, elas foram as nossas grandes rivais, embora no dia a dia sejamos parceiras a serviço do povo cearense”, parabenizou a líder do time da PMCE, tenente Bruna.

“No dia a dia, nos encontramos com as demais Forças de Segurança, incluindo a PMCE, mas é muito especial poder interagir umas com as outras por meio do esporte. Apesar de termos recebido o convite (para participar dos Jogos da Integração) em cima da hora, conseguimos nos organizar e participar no maior número de modalidades possíveis e, assim, acreditamos que estamos abrilhantando ainda mais o evento. Então, nos sentimos lisonjeadas e estamos bem felizes com a nossa participação nesses jogos”, agradeceu a guarda municipal Karlianny.

Em seu discurso, minutos antes da entrega das medalhas, o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social, Roberto Alzir, parabenizou as equipes em campo e destacou o sucesso da 2ª edição dos Jogos da Integração. Nesse ano, além de todas as Forças de Segurança do estado e da GMF, também participam da competição equipes da superintendência estadual da Polícia Federal (PF) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). “Esses jogos simbolizam a integração entre todos os órgãos das Forças de Segurança em prol do bem-estar dos nossos servidores e colaboradores e mais Segurança para todo o Ceará”, frisou.

“Além de guarda municipal, sou profissional de Educação Física e sei da importância do esporte para o lazer e para o bem-estar, em especial para os agentes das Forças de Segurança, que lidam diariamente com tanto estresse. Acho que o que captamos do espírito desse Jogos da Integração é justamente esse espírito de forças coirmãs. E, pode ter certeza, se houver o convite, a Guarda Municipal virá e, com toda certeza, vai vir ainda mais forte para participar da terceira edição desses jogos”, lançou o desafio a guarda municipal.

O campeonato masculino de carimba teve apenas duas equipes inscritas e uma única partida, realizada nessa sexta-feira (21). A equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) sagrou-se campeã e conquistou a medalha de ouro. O time do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ficou com a prata neste ano.

Natação

Cerca de 40 participantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, vinculadas e instituições convidadas, disputaram medalhas e troféus, na manhã desta terça-feira (25), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) na 2ª edição dos Jogos da Integração. Os servidores e colaboradores competiram nas provas de natação 50 m livre masculino, 50 m livre feminino, revezamento misto 200 m e 100m livre masculino e feminino.

Participando pela segunda vez dos II Jogos pelas modalidades Natação e Servidor de Aço, o perito da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ravi Barreira, 43 anos, foi um dos grandes vencedores da edição 2025 com dois troféus e duas medalhas de primeiro lugar nas distâncias 50m e 100m livre masculino. “Com minhas filhas na natação, passei a acompanhar e treinar com o pessoal master do BNB; desde então, participo sempre dos torneios e é muito bom encontrar colegas de trabalho aqui e estreitar os laços”, disse Ravi.

Pelas disputas femininas, a policial militar Luana venceu a prova de 50m livre e a policial rodoviária federal Kelly conquistou a medalha de ouro na modalidade 100 m. No revezamento misto 200 m, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) subiu no ponto mais alto do pódio, ladeada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e do time da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Eu deixo a competição um pouco de lado pra aproveitar o momento de estar aqui, colocar o papo em dia, e relaxar o corpo da rotina, mas do que pensar em vitória. Passei 25 anos sem nadar e, há seis meses, retornei após uma lesão no tornozelo”, diz a técnica de solo da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Trycia Roxana, que levou pra casa a medalha de bronze nos 50m livre e já participou dos Jogos dos Servidores do Estado (Jispe).

Beach tennis, vôlei e xadrez

As partidas dos Jogos da Integração não cessaram mesmo no final de semana. No sábado (22), ocorreram as disputas de Vôlei de Praia e Beach Tênis na Arena Salinas. O time masculino de Vôlei de Praia da PCCE subiu no topo do pódio; seguido pela equipe PMCE, em segundo; e da Aesp, em terceiro. Por outro lado, a equipe feminina de Vôlei de Praia da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) conquistou o ouro, seguida pela Aesp e pela PMCE. Pelo time misto, a Aesp conquistou o primeiro lugar, PMCE o segundo e GMF terceiro.

Quem surpreendeu e conquistou a primeira medalha de ouro durante a 2ª edição dos Jogos da Integração foi a equipe da Casa Militar. A dupla Erivaldo e Paulo subiu no ponto mais alto do pódio e exibiu o troféu de campeão na competição de Beach Tennis, ladeados por Perikson e Maciel, da PCCE, no segundo lugar; e Élio e Emerson, da GMF; terceiro lugar. Pela disputa feminina, Nycole Diniz foi a campeã no Beach Tennis feminino.

Também no sábado (22), ocorreu a competição de xadrez no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O resultado final da competição masculina consagrou o bombeiro militar João Bosco Filgueira Filho com a medalha de ouro, Clodoaldo Lopes Barbosa Filho com a medalha de prata e o bombeiro militar Roberto Marcos Terceiro Persch com o bronze. Pelo torneio feminino, Ana Paula Pinheiro de Matos, da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), levou o ouro e a bombeira militar Ana Karla Machado Sampaio conquistou a prata.