SSPDS-CE realiza reunião de acompanhamento do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp)
19 de novembro de 2025 - 18:38 #Ceará contra o Crime #Governo do Ceará #Metas Integradas de Segurança Pública (Misp) #Misp #SSPDS
Com o objetivo de avaliar resultados das ações das Forças de Segurança, bem como a apresentação de indicadores e de estratégias, a cúpula da Segurança Pública do Ceará realizou, nesta quarta-feira (19), reunião de nível I do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Para o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, a iniciativa, que é parte do cronograma do Misp e que possibilita que responsáveis por Áreas Integradas de Segurança (AISs) e Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) troquem experiências e informações. “Estarmos juntos discutindo as ações que foram exitosas e os problemas que precisam ser enfrentados é de suma importância para alcançarmos a redução dos indicadores criminais e dar mais tranquilidade à população cearense”, destacou o secretário.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados das ações efetuadas nos meses de setembro e outubro. A reunião, conduzida pelo titular da SSPDS, Roberto Sá, contou com a participação do secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS-CE, Alzir Chaves; do secretário-executivo de Ações Integrada e Estratégicas, Sérgio Pereira; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Leonardo Barreto; do perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e do diretor de Estatística e Geoprocessamento da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Matheus Osterno.
Também estiveram presentes no encontro os coordenadores de Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) da PMCE e PCCE da Capital, Metropolitana, Interior Norte e Sul; do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, e comandantes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da PMCE, entre outros representantes das Forças de Segurança.
Resultados alcançados
Como resultado dos esforços persistentes dos agentes das Forças de Segurança do Ceará, entre janeiro e outubro de 2025, o estado registrou uma redução de 21,8% no número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), como são tipificados os roubos. No mesmo período, os furtos reduziram 10% em todo o território cearense.
O Ceará também registrou uma redução de 7% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), entre janeiro e outubro de 2025. Nos primeiros dez meses deste ano, foram computados 2.523 casos de CVLIs no estado. Já entre janeiro e outubro de 2024 foram registradas 2.713 ocorrências. Fortaleza registrou também redução no período, com 642 CVLIs este ano e 699 no ano passado, perfazendo um percentual de -8,2%.
Página no Misp
No site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi desenvolvida uma página com os atos normativos, metas, plano de ação e calendários, além de um espaço reservado para as perguntas frequentes relacionadas ao sistema de Metas Integradas de Segurança (Misp). A aba está disponível na parte superior do site.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.