2ª edição do Jogos da Integração da SSPDS fortalece laços e promove a saúde de servidores e colaboradores

17 de novembro de 2025 - 18:39 # # # # # # #

Promover a integração, a saúde coletiva e o fortalecimento dos laços entre os servidores e colaboradores das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da própria Secretaria. Esse foi o espírito transmitido durante a abertura da 2ª edição do Jogos da Integração da SSPDS na tarde desta segunda-feira (17). A solenidade ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), logo após dezenas de agentes das Forças de Segurança participarem da tradicional corrida de 5 km de distância que abre o principal evento esportivo da SSPDS.

A competição é uma alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28 de outubro, lembrou o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social, Alzir Chaves, durante a abertura dos Jogos. “O nosso servidor público é a nossa razão de ser, através de vocês e por vocês, entregamos uma segurança pública mais qualificada para os cidadãos cearenses”, frisou o gestor diante dos competidores. “Independente de quem ganhe, ou perca, aquele eventual jogo ou modalidade, o importante é a gente reforçar o espírito de amizade, de companheirismo e de integração que materializa a Segurança Pública do Estado do Ceará”.

Em 2025, os Jogos da Integração contarão com mais duas modalidades: carimba e basquete. Serão 11 modalidades disputadas entre equipes dos órgãos vinculados à SSPDS, da própria Secretaria, da Casa Militar do Governo do Ceará, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Polícia Federal (PF) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). As outras modalidades em disputa são: futsal, futebol society, futebol society master, vôlei de praia, beach tennis, tênis de mesa, xadrez e o Servidor de Aço. Com a ampliação do número de modalidades e de equipes, houve um aumento no período de jogos, de 5 para 12 dias de competição.

Compuseram ainda o palco de abertura da 2ª edição dos Jogos da Integração: o subcomandante-geral da PMCE, o coronel Vandicles Oliveira; o comandante-adjunto do CBMCE, coronel Wagner Maia; o perito-geral adjunto da Pefoce, Átila Einsein; a diretora de Planejamento Interno da Aesp, Jamille Moura; e o diretor da Supesp, Gonçalo Eduardo Barreto. A solenidade contou ainda com a banda da Polícia Militar, tocando na abertura os hinos brasileiro e do Estado do Ceará.

Corridão 5 km

Como já é tradicional, os Jogos da Integração começou com um corridão de 5 km de distância. O percurso deste ano teve início e chegada no próprio CISP. “O que é importante é congraçar todo mundo, quebrar muros e estabelecer pontes”, definiu bem o espírito dos Jogos da Integração, o representante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), major Paulo César. “Momentos como esse são muito importantes porque, geralmente, os nossos encontros ocorrem em situações complexas. Aqui, fortalecemos amizades, trocamos conhecimentos e entendemos melhor o papel de cada instituição”.

“Essa é a minha primeira participação em um Jogos da Integração”, revelou a oficial inspetora de polícia (OIP), Carol Balbino, que pratica corrida de rua há mais de um ano e já participou de meia maratonas no Rio de Janeiro e em Brasília. “Do meu ponto de vista, é interessante o servidor se manter sempre ativo e manter uma interação entre si. Apesar da nossa função ser extremamente séria, é bom ter esses momentos de descontração e poder cuidar não só da saúde física, como também da mental. Você também passa a entrar em contato com outros órgãos da Segurança Pública e essa interação também reverte positivamente para a população”.

Carimba

Ainda nesta segunda-feira, nove times femininos abriram a rodada classificatória de carimba da Areninha do Cisp. O time da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS enfrentou o time do CISP, o time da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disputa uma vaga com o time do CBMCE; as servidoras da Pefoce enfrentam a equipe da SAP e a PMCE e Aesp disputam entre si mais uma vaga. Por fim, o time vencedor do primeiro jogo enfrenta a equipe da Ciopaer.