Força-Tarefa deflagrada pela Polícia Civil resulta em 12 capturas na Região Metropolitana de Fortaleza

14 de novembro de 2025 - 17:30 # # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) de combate a grupos criminosos na Região Metropolitana de Fortaleza resultou em 12 capturas de suspeitos de integrar organização criminosa, envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios, no município de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do estado. A ação policial na região teve início em setembro e segue em andamento com investigações coordenadas pela Delegacia de Polícia Civil de Maracanaú e do 29º Distrito Policial (29º DP) com apoio do Núcleo de Operação do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).

Na quarta-feira (12), um esforço integrado dos agentes de Segurança Pública do Ceará, resultou, nas prisões de um homem de 37 anos, que já responde pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo, de uso permitido e tráfico de drogas; de uma mulher, de 31 anos, e na apreensão de um adolescente de 16 anos. O trio foi localizado em um imóvel no bairro Jardim Bandeirantes. Na residência, os policiais civis apreenderam dois tabletes e oito trouxinhas contendo 112 gramas de maconha, duas trouxinhas com três gramas de cocaína, um revólver calibre 38, seis munições calibre 38, uma faca, e dez aparelhos celulares, um tablete, 100 embalagens para comercialização de drogas e uma quantia em dinheiro. Os suspeitos e todo material foram conduzidos para o 29º Distrito Policial (DP), onde o homem e a mulher foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Já em desfavor do adolescente, foi registrado um ato infracional análogo ao mesmo crime do casal.

Capturas de envolvidos em homicídios

Equipes do 29º DP, capturaram em flagrante, dois homens, de 18 e 26 anos, suspeitos de um homicídio registrado no dia 2 de outubro, no bairro Pajuçara, em Maracanaú. Com a dupla investigada por outros crimes na região, as equipes apreenderam um Fiat Palio branco, 17 trouxinhas de maconha e um aparelho celular. A vítima, um homem de 23 anos, foi morta por disparos de arma de fogo pelos indivíduos.

Já em 15 de outubro, a PCCE prendeu em flagrante, um suspeito de 18 anos, suspeito do homicídio de um homem, no bairro Distrito Policial. A vítima, de 21 anos, foi morta por disparos de arma de fogo. Com o indivíduo, foram apreendidos três estojos com munição calibre 380, três aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. Além disso, foram apreendidos 64 gramas de maconha, quatro gramas de cocaína e três gramas de crack.

Além disso, em 16 de setembro, um homem de 32 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Após um homicídio tendo como suspeito seu irmão, ele foi preso no bairro Pajuçara, em posse de uma pistola calibre 380 com numeração suprimida, mais três armas de fogo e 24 munições calibre 380 e 22 gramas de maconha. O indivíduo já responde pelos crimes de tráfico de droga e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

As equipes também localizaram e prenderam uma dupla por tráfico de drogas no bairro Jardim Bandeirantes. Os suspeitos, um homem e uma mulher, ambos de 29 anos, foram capturados em flagrante dois revólveres calibre 38, uma balança de precisão, 179 gramas de cocaína, uma motocicleta Honda branca e material para comercialização de drogas.

Além dessas capturas, a Polícia Civil prendeu outro homem, de 18 anos, por tráfico de drogas, e um indivíduo, de 22 anos, por integrar grupo criminoso.

Cumprimento de mandados

Em 29 de outubro, um indivíduo de 29 anos foi capturado no bairro Pajuçara. Em desfavor do homem, os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas. Ele já responde pelo crime de tráfico de drogas. Agora, ele encontra-se à disposição da Justiça.

Uma mulher, de 23 anos, também foi localizada e presa em 5 de outubro, um imóvel no bairro Orgulho do Ceará, em Pacatuba (AIS 24). Em desfavor da mulher, equipes do 29º DP cumpriram um mandado de prisão preventiva pelo crime de integrar grupo criminoso.

A Polícia Civil continua investigando a participação de outros suspeitos envolvidos em ações criminosas registradas na Região Metropolitana de Fortaleza.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2946 do 29º Distrito Policial (29º DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.