Aesp encerra Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMCE
14 de novembro de 2025 - 14:35 #AESP #Capacitação #PMCE #segurança #SSPDS
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta quinta-feira (13), a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/QOPM 2025). A cerimônia aconteceu no auditório da Academia e contou com a presença do diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; do secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, delegado Sérgio Santos; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Sinval Sampaio; e do secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Ceará, tenente-coronel Alex Ferreira, além de diretores de ensino da Aesp, familiares e demais autoridades civis e militares. Vinte militares concluíram o curso, que é um dos requisitos necessários para a promoção dos capitães do quadro operacional da Polícia Militar do Estado do Ceará ao posto de major.

Durante a cerimônia de encerramento do curso, a capitã Nathália expressou seu sentimento em nome da turma, destacando o esforço coletivo e as conquistas alcançadas ao longo da formação. “O sentimento é de gratidão após a conclusão do curso, um período de muito esforço, de muita dedicação de todos da turma; um momento em que a gente pode trocar experiências, aprimorar o conhecimento, fortalecer as amizades. Acredito que um bom desempenho não é medido só pela colocação; acredito que todos tiveram um excelente empenho”, constatou a capitã.

O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), delegado Leonardo, destacou o compromisso contínuo da instituição com a formação e o aprimoramento dos profissionais que atuam na segurança pública do estado. Em seu discurso, o gestor ressaltou a importância da capacitação permanente como ferramenta essencial para fortalecer o trabalho das forças de segurança e garantir um serviço cada vez mais eficiente à população: “Com mais essa ação, nós ratificamos o nosso compromisso com a capacitação de excelência de todos os nossos profissionais da segurança pública do estado, tendo como objetivo central o retorno desses profissionais às ruas da nossa capital, região metropolitana e interior do estado, cada vez mais capacitados e que preguem, através dessa capacitação, as técnicas aprendidas aqui, nos bancos da academia, com cada vez mais rigor, energia e combate contra a criminalidade, sempre com o compromisso de proteger e servir o nosso povo do estado do Ceará”, comentou o gestor.

Já o coronel comandante-geral da PMCE, Sinval Sampaio, ressaltou a relevância do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para o fortalecimento da corporação e valorização da carreira policial. Em sua fala, o comandante destacou o compromisso da instituição com a formação continuada e expressou reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Aesp na qualificação dos profissionais da segurança pública. “São 20 capitães da Polícia Militar do Ceará que estão habilitados ao posto de major. Não é somente um curso de ascensão profissional, é um curso de aprendizado que vale muito para a instituição, uma vez que nos deixa hábeis a exercer outras funções dentro da corporação. Agradeço à Aesp por tudo que tem feito pela Polícia Militar, executando 100% dos cursos previstos no ano passado. Muito obrigado”, ressaltou o comandante-geral da PMCE.

O secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), delegado Sérgio Santos, destacou o compromisso dos profissionais de segurança com o aprimoramento contínuo e a importância da formação para o fortalecimento das instituições: “Esses homens que chegaram aqui e vieram em busca de conhecimento vão retornar às suas instituições mais aperfeiçoados e prontos para novas missões”, destacou o secretário.

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/QOPM 2025

Com carga horária total de 476 horas/aula, o curso foi desenvolvido na modalidade híbrida, contemplando atividades presenciais e a distância, e teve como tema central: “Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública”. Durante a formação, os discentes participaram de componentes curriculares cuidadosamente estruturados, abordando temas fundamentais à gestão pública, ao comando operacional, à ética e à integração dos sistemas de segurança. Cada disciplina foi planejada para fortalecer o senso crítico, a capacidade de decisão e a visão estratégica dos futuros comandantes.

Os concluintes também tiveram a oportunidade de realizar uma viagem de estudos ao Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis, ampliando o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as instituições.