Aesp inaugura Estante Preta Tia Simoa em homenagem ao mês da Consciência Negra

12 de novembro de 2025 - 14:02 # # # #

Em homenagem ao mês de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta terça-feira(11), a inauguração da “Estante Preta Tia Simoa”, instalada na biblioteca da instituição.

O Coordenador Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Fortaleza, Dr. Isaac Santos, destacou a relevância simbólica e educacional da iniciativa, ressaltando o papel da Academia na promoção de uma cultura de respeito e valorização da diversidade racial. “A Estante Preta Tia Simoa é um marco de comprometimento da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará no combate ao racismo. Ter uma estante como essa abre um espaço muito importante para que toda a academia possa pensar no sentido de uma educação antirracista, para que a gente possa ter os alunos da academia verificando esse acervo. Assim, podemos ter um espaço para refletir sobre o racismo que vai além de um espaço tradicional. Uma estante como a Estante Preta Tia Simoa é uma estante que parte para cima do racismo de uma forma — como é que eu posso dizer — extremamente criativa. A gente fica feliz em perceber que um espaço como o de segurança pública passa a ser também um espaço de luta antirracista institucional. É muito importante ver esse tipo de avanço”, constatou o gestor.

A instalação desta estante é um passo pequeno, mas muito significativo. Nela, está reunida a bibliografia e a literatura especializada sobre a temática antirracista, que oferece a nossos alunos, professores e pesquisadores o acesso a um acervo com conhecimentos de grande valor. É, portanto, uma ação concreta de promoção da equidade racial e do conhecimento crítico dentro da formação em segurança pública.

Estante Preta Tia Simoa

O novo espaço simboliza o reconhecimento institucional da trajetória de uma mulher negra cuja vida representa resistência, sabedoria e dignidade. O nome “Preta Tia Simoa” evoca a força da ancestralidade e a potência da cor preta — um tributo às mulheres negras que, com coragem e determinação, ajudaram a construir a história do nosso povo e continuam inspirando gerações.

Preta Tia Simoa

Tia Simoa, como era conhecida, foi uma mulher negra liberta e uma das figuras mais importantes da luta abolicionista no Ceará. Carismática, respeitada e atuante em sua comunidade, ela foi uma das lideranças da histórica “Greve dos Jangadeiros”, ao lado do marido, José Luís Napoleão, nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881, em Fortaleza.

O movimento impediu o embarque de pessoas escravizadas no porto da antiga Praia do Peixe, região hoje conhecida como Poço da Draga, na Praia de Iracema, tornando-se um marco no processo que culminou com a abolição da escravidão no Ceará, em 1884, a primeira província brasileira a conquistar essa vitória.

Com a criação da Estante Preta Tia Simoa, a Aesp/CE reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade, da memória histórica e da representatividade negra, promovendo a reflexão sobre igualdade racial e o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais justa.