Supesp-CE realiza reunião sobre Painel Dinâmico de Combate à Violência Contra os Animais
6 de novembro de 2025 - 16:24 #Capital #Ceará #segurança #SSPDS
A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp-CE) realizou, na tarde dessa terça-feira (4), a reunião demonstrativa do painel dinâmico de combate à violência contra os animais. O encontro teve como objetivo realizar a demonstração de pautas estratégicas e tecnológicas para o conhecimento da população em relação às regiões que recebem maior número de denúncias de crimes contra animais domésticos e silvestres.

Na reunião estavam presentes a superintendente da Supesp, Juliana Barroso; o secretário-executivo da Secretaria de Proteção Animal (Sepa), Marcos Andrade Junior; o coordenador de planejamento e orçamento, Paulo Barbosa; a coordenadora jurídica Thaís Uchoa e a assistente administrativa do Instituto Centec, Sheirle Martins.
Segundo a superintendente Juliana Barroso, este painel será mais uma ferramenta na prevenção e combate à criminalidade. “É um trabalho árduo mudar toda uma cultura de caça, de violência a esses animais. Mas a Supesp vem ratificar sua missão de agregar e produzir informações que venham mitigar e acabar com qualquer tipo de violência”, assegurou.
Para Marcos Andrade, o projeto exerce importância no sentido de mapear os casos de maus-tratos a animais na capital e no interior cearense. O secretário destaca que o painel será um canal de ajuda, onde a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), bem como a Sepa, poderão atuar de forma mais direta contra os crimes de violência contra os animais.

Assessores da Diretoria de Estatística – Diest
De acordo com gestor público, a população sofre dificuldades para fazer denúncias junto a delegacias: “Nós temos um grande problema hoje na questão das notificações no interior, onde as pessoas, muitas vezes por falta de conhecimento, não conseguem fazer essas notificações, junto às delegacias, junto aos telefones de denúncia”, afirmou o secretário. Marcos Andrade ressaltou a inclusão dos dados para animais de grande porte que sofrem com violência principalmente na região do interior.
Painel dinâmico
A prática da caça e feiras livres são os principais motivos para a causa de violência. Devido a essas ações, ocorre o tráfico de animais, sejam domésticos ou silvestres. “O projeto servirá para atuação conjunta entre Supesp e a Sepa contra os crimes de tráfico, todo tipo de maus-tratos que tiverem relacionados tanto a animais domésticos, animais de grande porte, animais silvestres”, ressalta Marcos.

Durante a reunião, foram levantados pontos de manuseio para o painel, como o destaque em relação às cores com maior incidência de casos. Fortaleza lidera os dados de maus-tratos a animais domésticos, enquanto no interior ocorre com os animais silvestres, sejam pequeno, médio ou de grande porte. Com a inclusão do painel, a Sepa terá conhecimento mais detalhado dos casos de denúncia e o usuário poderá realizar as notificações com maior agilidade junto aos canais de suporte.
Este será o quarto painel dinâmico lançado pela Supesp em dois anos, consolidando o trabalho de transparência de dados, que coloca a SSPDS e o próprio órgão entre os três primeiros estados do país a apresentar indicadores criminais de forma completa, de fácil localização e ampla abordagem de informações gráficas e de arquivos. Além dos painéis da Igualdade Racial, Povos Indígenas e Transfobia, lançados em 2024, até o final de 2025 será lançado o Painel Dinâmico de Combate à Violência Contra os Animais.