SSPDS-CE participa de encontro da Câmara Temática de Segurança Pública do Consórcio Nordeste com Ministério da Justiça

6 de novembro de 2025 - 19:09 # # # #

Imagens: Divulgação/ Ministério da Segurança Pública e Segurança Pública

Com o objetivo de debater operações entre as Forças de Segurança Pública do Nordeste, discutir a integração de bases de dados e a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, entre outros assuntos, foi realizada em Brasília, nesta quinta-feira (6), reunião da Câmara Temática de Segurança Pública do Consórcio Nordeste. O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, participou do encontro que aconteceu na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“Foi uma reunião extremamente positiva. Os secretários de Segurança Pública do Nordeste puderam apresentar sugestões e manifestar reivindicações ao governo federal. Discutimos sobre o financiamento da Segurança Pública, a integração de bases de dados, a realização de operações integradas. Temas esses que são fundamentais para o combate às organizações criminosas”, destacou o secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá.

Em seu discurso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, citou a importância de soluções consensuadas e do diálogo interfederativo com vistas ao enfrentamento do crime organizado. “O que nós buscamos aqui é a unidade de todos. Neste caso específico, a unidade dos estados da região Nordeste juntamente com a União, mas sempre com essa preocupação de respeitar e preservar a diversidade”, frisou citando o federalismo como cláusula pétrea da Carta Magna de 1988. “Hoje, as competências são compartilhadas, a renda é compartilhada e não há porque a questão da Segurança Pública não ser objeto de uma solução consensuada e federativa”, defendeu.

“O enfrentamento da criminalidade é um desafio complexo e que só se tornará possível com a integração dos entes da Federação, as Forças de Segurança federais, estaduais, municipais, com o Poder Judiciário e o Ministério Público”, concordou o governador do Piauí, Rafael Fonteles. “No caso da Segurança Pública, a meu ver, requer uma colaboração ainda maior entre os nossos estados e dos nossos estados com a União”, reforçou, demonstrando o apoio do governo estadual aos projetos de lei apresentados pelo Poder Executivo para o combate aos grupos criminosos.

Também compuseram a mesa de abertura da reunião da Câmara Temática de Segurança Pública do Consórcio Nordeste, o secretário executivo do MJSP, Manuel Carlos de Almeida Neto; o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Eduardo Gabas; o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia e coordenador da Câmara Temática da Segurança Pública do Consórcio Nordeste, Marcelo Werner. Ainda participaram do evento: o diretor geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o secretário de Políticas Penais, André Garcia; e os secretários da Segurança dos demais estados nordestinos.