Com informações do Disque-Denúncia 181, suspeito de participação em deslocamento forçado em Pacatuba é preso
6 de novembro de 2025 - 19:30 #Coin #Disque-Denúncia 181 #Integração #PCCE #PMCE #RAIO
Com esta, já são 42 capturas por deslocamentos forçados, entre agosto e novembro de 2025;
ação teve participação da PMCE, PCCE e Coin/SSPDS

Um homem de 25 anos, investigado por participação em ocorrências de deslocamento forçado no bairro Jacarezal, na cidade de Pacatuba – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Ceará, foi preso em flagrante nesta quinta-feira (6). A captura aconteceu no mesmo município, com informações do Disque-Denúncia 181. A prisão é resultado de uma ação integrada que contou com o trabalho ostensivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), responsável pela condução; e levantamentos realizados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS).
A composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio/PMCE) foi acionada para um imóvel, no bairro Alvorada, onde o alvo da investigação da PCCE, por meio da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Pacatuba e levantamentos da Coin/SSPDS, estaria escondido. Com a aproximação dos raianos, ele tentou fugir, mas foi rendido.
Com o homem, que já responde por organização criminosa, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, tráfico de drogas, receptação, os PMs apreenderam uma arma de fogo calibre 9mm, além de 71 munições intactas.
Diante dos fatos, ele foi conduzido à unidade da PCCE, onde foi autuado por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e receptação.
Sobe para 42 capturados
Com esta, já são 42 suspeitos capturados por deslocamentos forçados, entre agosto e novembro de 2025. A SSPDS ressalta ainda que o trabalho ininterrupto das Forças de Segurança do Estado já ocasionou a prisão ou apreensão de 1.851 pessoas, em flagrante ou por mandado, por integrar organizações criminosas, entre janeiro e setembro deste ano no Ceará. O número representa um aumento de 86,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 992 capturas. No que diz respeito às capturas por homicídio, foram presas ou apreendidas 2.148 pessoas, um aumento de 33,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 1.610 prisões. Somente em setembro deste ano, o número de prisões e apreensões por integrar organização criminosa cresceu 279,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.