Codes/SSPDS e Pefoce realizam ação itinerante para comunidades de Camocim

31 de outubro de 2025 - 17:22 # # # #

Uma parceria entre a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) assegurou, nesta sexta-feira (31), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas em situação de vulnerabilidade social e comunidade em geral no município de Camocim – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do estado.

O orientador da Célula de Integração Comunitária da Codes/SSPDS, tenente Hilário Rocha, destaca que o momento é importante para aproximar a comunidade às forças de segurança e aos órgãos públicos, além de oferecer ao público os direitos essenciais: “O evento surgiu a partir de uma iniciativa da Codes em levar as ações exercidas na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) para o interior do estado. Assim, o município de Camocim foi escolhido para ser o primeiro município a receber a ação da Codes Itinerante que, por intermédio dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, cuja atuação primária busca exercer um elo de ligação entre as vinculadas da SSPDS e a população nos distritos e localidades de Camocim, apresentaram demandas ligadas à segurança pública e defesa social, dentre elas a dificuldade dos moradores das localidades mais distantes em emitir a CIN”, afirmou o orientador.

Durante o momento, cerca de 50 pessoas das localidades de Tortas, Amarelas, Tatajuba, Boa Esperança, Centro e outros locais do município de Camocim (AIS 14) foram beneficiadas com a emissão da nova CNI.

A ação incluiu também o Fórum de Integração Comunitária, um espaço de diálogo e construção conjunta com representantes da sociedade civil e instituições locais. Na ocasião, foram lançados os editais para reestruturação dos CCDSs (Conselhos Comunitários de Defesa Social) da região e apresentadas as diversas ações e serviços da Codes.

Na ocasião, estiveram presentes o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (28° BPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel PM Eudes Raulino e o comandante da 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ª Cia/3ºBBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tenente-coronel BM André, que participaram do processo de escuta ativa junto às lideranças e associações civis do município, além de contar com a presença das autoridades da segurança pública local e representantes do poder legislativo municipal.

Sobre o CCDS

Os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) são compostos por representantes dos mais diversos segmentos da comunidade. Sua missão é colaborar de forma ativa na identificação e solução dos problemas de segurança locais, além de contribuir com sugestões para o aprimoramento das ações da SSPDS.

Entre seus principais objetivos estão: aproximar a comunidade dos órgãos de segurança pública; capacitar os cidadãos para utilizar de forma eficiente os recursos disponíveis; promover a participação popular no planejamento das ações de segurança; além de estimular a confiança mútua entre população e instituições.