Disque-Denúncia 181 da SSPDS recebe maior honraria da Escola de Gestão Pública do Ceará

30 de outubro de 2025 - 18:24 # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) recebeu na manhã desta quinta-feira (30), a maior honraria da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), por meio do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP), em reconhecimento ao serviço do Disque-Denúncia 181. A solenidade ocorreu no Auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), no bairro Dionísio Torres.

O evento contou com a participação do secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves; da secretária-executiva de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Naiana Correia; do diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga; e do coordenador de Inteligência (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel, delegado agraciado com a Medalha e o Prêmio do Mérito Funcional na Edição 2024, em reconhecimento à relevante contribuição do servidor para o fortalecimento do serviço público estadual. O profissional foi premiado pela ação “Denúncia anônima 4.0: automação e publicização”, que foi desenvolvida pela Coin/SSPDS a partir do ano de 2022 e proporcionou uma modernização tecnológica do serviço de denúncia anônima no estado.

Uma ligação, uma mensagem por meio de WhatsApp ou até mesmo uma informação cadastrada no site. Com várias possibilidades, o Disque-Denúncia 181 da SSPDS se mantém como um serviço fundamental e com respaldo para o recebimento de denúncias anônimas realizadas pela população cearense. Entre janeiro e dezembro de 2024, a ferramenta teve um aumento de 45,34% nas informações recebidas, totalizando 10.191 denúncias no período. Já de janeiro a setembro deste ano, o serviço recebeu 10.391 manifestações. O resultado já é superior a todo o ano passado.

De acordo com o coordenador de Inteligência (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel, a finalidade do serviço é ser um canal de comunicação com a população para recebimento de denúncias anônimas que vão subsidiar ações de enfrentamento à criminalidade. O coordenador lembra que o uso do Disque-Denúncia 181 está em crescimento no Ceará e destaca que o serviço é mais um facilitador, uma vez que o denunciante pode utilizar vários dispositivos para fazer a denúncia. “Em 2021, tínhamos apenas o canal da ligação telefônica, onde a pessoa precisava ligar para o 181 e fazer a denúncia verbalmente. Essa denúncia era registrada por um atendente e direcionada para a delegacia da PC ou batalhão da PM. Em 2022 lançamos o WhatsApp Denúncia e em 2024 lançamos o site E-Denúncias. Já neste ano, com a ferramenta consolidada, foi criado o perfil no Instagram (@disquedenuncia181_ceara) com a finalidade de ampliar a divulgação das ações realizadas pelo serviço e fortalecer o vínculo com a população por meio das redes sociais. O investimento em campanhas publicitárias com o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da SSPDS mencionando o serviço de denúncia anônima fez com que o serviço se popularizasse. Hoje o cidadão cearense sabe que pode usar o serviço de denúncia anônima e repassar a informação de maneira segura, com a garantia do anonimato”, destacou Nelson Pimentel.

O secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves, entregou a honraria ao servidor público. Alzir destacou a importância deste reconhecimento para a secretaria. “Este prêmio é um reconhecimento do serviço qualificado dos nossos servidores, aqueles que vão além da sua obrigação funcional e procuram agregar inovação qualificando a atuação da nossa secretaria. Neste ano, fomos reconhecidos com o desenvolvimento de uma ferramenta que qualifica a interface com o cidadão por meio do Disque-Denúncia 181, melhorando a nossa possibilidade de absorver informações que vão auxiliar em ações policiais. Isso ressalta o engajamento efetivo do nosso público interno, em prol da sociedade, buscando soluções mais inteligentes para atender ao cidadão”, finalizou Alzir Chaves.

Sobre a Medalha e Prêmio do Mérito Funcional

A Medalha e Prêmio do Mérito Funcional é concedida anualmente, ao servidor ou colaborador que se destaca no exercício de suas funções específicas, por meio do desenvolvimento de uma ação inovadora, nas diversas áreas de atuação da Administração Pública Estadual.

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) é responsável pela recepção dos trabalhos indicados e enviados pelos órgãos, seguida da verificação do cumprimento dos critérios que devem considerar as três diretrizes estratégicas da gestão estadual: Sociedade Justa e Solidária; Economia Para Uma Vida Melhor e Gestão Ética, Eficiente e Participativa.

As ações desenvolvidas devem ser voltadas para melhoria da gestão pública, simplificação de processos, maior articulação entre planejamento e orçamento, eficiência no uso dos recursos, efetividade de resultados, capacidade de respostas às demandas dos cidadãos, transparência das ações, satisfação dos usuários e valorização do servidor.

Disque-Denúncia 181 no Instagram

Ferramenta consolidada para o recebimento de denúncias anônimas que fortalecem as ações das forças vinculadas à SSPDS, o Disque-Denúncia 181 lançou seu perfil no Instagram (@disquedenuncia181_ceara) em setembro deste ano. A finalidade foi ampliar a divulgação das ações realizadas pelo serviço e fortalecer o vínculo com a população por meio das redes sociais.

No perfil, o seguidor pode acompanhar informações sobre capturas e apreensões realizadas a partir de denúncias anônimas, além de conteúdos que incentivam a participação cidadã na prevenção e combate ao crime. Com a iniciativa, o Disque-Denúncia 181 reforça sua missão de ser um canal seguro, sigiloso e eficaz, estimulando que cada vez mais pessoas colaborem com informações que ajudem a garantir a segurança pública no estado.

Vale destacar que o Disque-Denúncia 181 recebe denúncias por: ligação ao 181, WhatsApp (85) 3101-0181 e pelo site e-denúncias. Após o recebimento da denúncia, os profissionais da Coin/SSPDS analisam preliminarmente os dados e os encaminham às Forças de Segurança, que desenvolvem ações e operações.

Como denunciar?

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.