Aesp/CE inicia III edição do Curso de Caçador Policial
29 de outubro de 2025 - 14:24 #AESP #Capacitação #Operação Ceifador III #SSPDS
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nessa terça-feira (28), a terceira edição do Curso de Caçador Policial. A capacitação, que tem carga horária de 268 horas/aula, tem como objetivo habilitar operadores de segurança pública nas técnicas de tiro com armas longas, procedimentos táticos individuais e táticas de pequenos escalões, competências essenciais para o desempenho de missões de alto risco e operações especiais.

A aula inaugural contou com a presença do 3º Sargento R1 do Exército Brasileiro, Marco Antônio de Souza, do coronel Evandro, diretor de ensino policial militar da Aesp/CE, do capitão Suassuna, representando o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), do delegado Pastor, coordenador da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), e do subcomandante do CPChoque, tenente-coronel Landim, entre outras autoridades militares e policiais.

O curso é composto por 24 alunos, oriundos de diversas instituições de segurança pública do país. Entre os participantes, há dois policiais militares do Piauí, um policial militar de Goiás, um policial penal, um policial rodoviário federal e um policial civil do Ceará0, além de profissionais das forças de segurança do Ceará.

“Estamos aqui na Aesp para a aula inaugural do início do nosso curso. Os alunos com expectativa de um curso que já vem se consolidando no cenário nacional. O curso que para as unidades de operações rurais no Brasil é muito procurado e nós estamos aqui para fazer parte da história deste curso e levar esse conhecimento ao nosso estado”, destacou o capitão da Polícia Militar do Piauí, aluno do curso.
Entre os participantes desta edição, destaca-se a presença da primeira mulher a participar do Curso de Caçador Policial, a soldado da Polícia Militar do Ceará, Yasmin que ressaltou a importância da conquista para o avanço da representatividade feminina em cursos de alta exigência física e técnica. “É realmente uma honra pra mim estar aqui. Enfrentei várias etapas”, afirmou a soldado Yasmin. Formei recentemente no curso do Cotar e pra mim é uma experiência inimaginável. Eu não imaginava terminar o curso do Cotar e estar aqui nesta oportunidade de fazer o Curso de Caçador Policial”

O coordenador do curso, 1º tenente Charles, destacou a importância da capacitação. “É um curso onde o profissional vai se tornar perito no tiro de precisão para dar apoio de fogo pras patrulhas que tiverem no terreno no sertão, ou também com plataforma de inteligência”.

III Curso de Caçador Policial

A formação tem como propósito desenvolver, nos agentes públicos, o domínio técnico-operacional do material, do tiro e dos meios de caçada, com base em doutrinas e treinamentos voltados para o aperfeiçoamento das competências comportamentais, técnico-científicas, estratégicas e tático-operacionais. Além disso, o curso promove a integração entre as instituições de segurança, o aperfeiçoamento técnico e a valorização profissional dos servidores.
Durante as atividades, os alunos participam de instruções voltadas para o aprimoramento da precisão e da consciência situacional, abordando conteúdos como avaliação de distância, funções do caçador, observador e controlador, técnicas de camuflagem, correção de tiro de acordo com fatores climáticos, preenchimento da caderneta de caçador, monitoramento RIPI (teoria e prática), medidas de ângulo (MOA e medidas americanas) e aspectos jurídicos relacionados à atividade.
O Curso de Caçador Policial é realizado no período de 28 de outubro a 26 de novembro de 2025, de forma presencial, e possui carga horária total de 268 horas/aula. A 3ª edição do Curso de Caçador Policial reforça o compromisso da Aesp/CE em promover formações especializadas e de alto desempenho, integrando forças e fortalecendo a capacidade operacional das instituições de segurança pública em todo o Brasil.