Policiais do CE e de SP capturam seis suspeitos de furtos de componentes eletrônicos de veículos pesados em Ipaumirim
28 de outubro de 2025 - 15:22 #DPI Sul #Furto #Grupo criminoso interestadual #painéis eletrônicos de máquinas pesadas #PCCE

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nesta terça-feira (28), uma operação policial conjunta que resultou na prisão de seis pessoas e na recuperação de equipamentos eletrônicos furtados de veículos pesados. A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Ipaumirim, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21), e contou com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NUIP) do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI-Sul) da PCCE, da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo as investigações, os suspeitos são apontados como integrantes de um grupo criminoso interestadual responsável por furtos e roubos de módulos e painéis eletrônicos de máquinas pesadas, que são utilizadas em obras de engenharia e pedreiras. Ainda conforme apuração, o esquema criminoso envolvia o envio dos equipamentos furtados por meio de transportadoras e empresas de envios de correspondências, tendo como destino o mercado paralelo.
A operação teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo 2º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos de Iguatu (CE). As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de São José do Rio Preto, Planalto e Guapiaçu, no estado de São Paulo.
Entre os capturados estão quatro homens — com idades de 40, 30 e dois de 26 anos — e duas mulheres, de 40 e 28 anos. Um dos presos seria o responsável por inserir os equipamentos furtados no mercado ilegal. O grupo é suspeito ainda de furtos ocorridos no dia 29 de setembro deste ano, em Ipaumirim (CE), além de ações semelhantes registradas em Cajazeiras (PB) e Salgueiro (PE). Todos já respondem por crimes semelhantes nos estados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.
Com a ação integrada das forças policiais, o material subtraído nos três estados foi recuperado antes de ser comercializado ilegalmente. Os suspeitos foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado. Todos estão à disposição da Justiça.