Dez agentes das Forças de Segurança subiram ao pódio na Corrida do Servidor, do Governo do Ceará

28 de outubro de 2025 - 15:27 # # # # #

Em novembro, os atletas e servidores da SSPDS poderão participar dos Jogos da Integração da SSPDS; as inscrições já estão abertas

Como parte da programação do Jogos da Integração do Servidor Público Estadual 2025 (Jispe) – promovido pelo Governo do Ceará em alusão ao mês do servidor -, diversos servidores participaram da corrida de cinco quilômetros, realizada na noite desta segunda-feira (27), na Arena Castelão, em Fortaleza. O evento esportivo premiou diversos corredores, dentre eles, 10 agentes das Forças de Segurança do Ceará que se destacaram subindo ao pódio.

A Corrida do Servidor Público foi realizada nessa segunda-feira, em razão do feriado antecipado do Dia do Servidor, comemorado anualmente no dia 28 de outubro. Com um percurso de cinco quilômetros, a corrida foi realizada na Arena Castelão – principal equipamento esportivo do Ceará -, onde os corredores percorreram parte do estacionamento, arquibancadas e esplanada, além de parte da Avenida do Contorno.

Ao final do evento, foi momento para premiar os corredores mais rápidos em diversas categorias entre homens e mulheres. 

Policiais e corredoras

Dentre as mulheres policiais e corredoras, a oficial investigadora de Polícia (OIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Karoline Balbino, foi a 3ª colocada no geral. Na categoria de 18 a 29 anos feminino, a 1ª colocada foi a cadete da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Luana Aquino. Já na categoria de 30 a 39 anos, foram duas representantes das Forças de Segurança do Ceará. Com a 2ª posição na categoria, ficou a cadete da PMCE, Ynara Jakelinne, e na 3º colocação está a OIP da PCCE, Karina Kelly.

Karina, de 30 anos, atualmente está lotada na Delegacia de Polícia Civil de Maracanaú, ingressou na Polícia Civil há um ano e três meses. A pernambucana começou a correr em 2016 e, em dezembro de 2023, decidiu se desafiar a participar do Desafio do Bope/PE, uma corrida de 60 km realizada em formato de revezamento entre trios. “Desde então, nunca mais parei de correr!”, afirmou ela. 

Ela, que em dezembro de 2024 ficou em 3ª lugar no 2º desafio do Bope/PE e busca participar do 3º desafio, destacou a importância dos treinos de corrida para a rotina profissional. “A rotina policial exige preparo físico e mental para que possamos desempenhar, com eficiência e assertividade, as atividades inerentes à profissão. Nesse sentido, a Corrida do Servidor do Ceará, ainda que tenha sido uma prova-treino, proporcionou-me a satisfação de alcançar meu recorde pessoal (RP) nos 5 km”, destacou.

Com 33 anos, sendo sete como policial civil, a OIP Karoline Balbino, atualmente está lotada no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A corrida surgia a partir do convite da irmã, que já corria e estava se preparando para uma meia maratona no final de 2024. “Como gosto de me desafiar, aceitei o convite e acabei me apaixonando pela corrida”, afirmou.

“A corrida me ajuda muito na correria da rotina, pois desde que comecei me sinto mais disposta, mais focada e com a mente mais leve. Se eu puder deixar uma mensagem para incentivar a todos, principalmente os agentes de segurança, é que encontrem uma forma de se exercitar. A atividade física não é só questão de estética, é saúde, equilíbrio e, principalmente, qualidade de vida.Às vezes o mais difícil é começar, mas quando o hábito entra na rotina, você percebe o quanto vale a pena”, destacou a corredora e policial civil.

Atletas e agentes de Segurança Pública

Na modalidade masculina, os atletas e agentes de Segurança Pública também se destacaram. O local mais alto do pódio masculino foi ocupado pelo soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Jonathan William, e ao seu lado, com a 3ª posição, estava o 1º sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Edson Machado.

Jonathan, de 33 anos, que é bombeiro militar desde 2019 e atualmente trabalha na 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ª CSMar/BBS), em Icaraí, sempre manteve uma vida ativa nos esportes desde a infância, mas só iniciou com as corridas de rua em março de 2023. O soldado se destaca ainda por ser o militar estadual com o maior número de pódios em corridas de rua. “Sou maratonista e a corrida auxilia na qualidade de vida e na performance no meu trabalho”, ressaltou.

“No serviço público, seja você servidor no âmbito administrativo, remoto ou em locais operacionais, a atividade física é um vetor necessário para a qualidade de vida, seja ela física e mental. Manter uma rotina de exercícios melhora a autoestima, saúde mental, funcionando como um “Milagre da Manhã”. Acorde com disposição, para que você vá para cama com satisfação”, destacou o campeão da Corrida do Servidor.

Ainda na modalidade masculino, o vencedor na categoria 40 a 49 anos foi 3º sargento da PMCE, Fabiano Rodrigues; e na categoria 50+ o subtenente da PMCE, Aureliane Carmo, ficou com a 2ª posição. Outro pódio com duas agentes de Segurança Pública foi na categoria 30 a 39 anos, em que subiram, na 2ª posição o OIP da PCCE, Bruno Emanuel, e na 3º colocação o 2º sargento da PMCE, Walter Percilio.

Pertencente ao Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) do município de Eusébio, o 2ª sargento Walter, de 37 anos, mantém a rotina de treinos focado em provas de trilha, além de uma ultramaratona concluída há duas semanas. “A corrida é um esporte que trabalha a musculatura, sistema respiratório, sistema cardíaco além do psicológico. É um esporte completo, que melhora o corpo e a mente. Levando para o trabalho policial, a prática da corrida ajuda o agente de segurança a se manter fisicamente preparado para atuar com mais energia e psicologicamente mais estável”, pontuou o raiano.

Atualmente lotado na Delegacia de Polícia Civil de Guaiúba, o OIP da Polícia Civil, Bruno Martins, de 31 anos, sempre praticou atividades físicas, porém, mais voltadas para o futebol. E foi durante os treinos e partidas de futebol que lhe despertou o interesse para a corrida de rua. “A corrida é algo transformador, cada quilômetro percorrido nos trás uma nova superação diária”, destacou.

“A realização da corrida dos servidores foi uma excelente iniciativa para estimular a prática esportiva, afinal corrida é vida. Além da própria corrida, a atividade física é um dos pilares fundamentais para o bom desempenho e a qualidade de vida dos agentes de Segurança Pública. Aspectos como disciplina, superação, equilíbrio emocional, agilidade, dentre outros, são fatores trabalhados constantemente na prática esportiva, o que acaba refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”, ressaltou o policial civil. 

Jogos da Integração SSPDS 2025

Os Jogos do Servidor Estadual tem como principais finalidades a integração entre os servidores estaduais de diversas áreas e setores através do esporte participativo; o desenvolvimento do intercâmbio sócio-esportivo entre as diversas secretarias do Governo do Ceará; estabelecer de uma união entre servidores e o Governo do estado; e a exaltar a prática esportiva como meio de promoção social. 

Tendo os mesmos moldes, mas com o foco voltado para os servidores e colaboradores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em novembro de 2025, será realizada a 2ª edição dos Jogos da Integração da SSPDS 2025.

Como se inscrever

Para realizar a inscrição nos jogos, os servidores devem procurar o “ponto focal” de seu respectivo órgão e informar qual modalidade deseja participar. Os pontos focais das vinculadas da secretaria (Aesp, CBMCE, PCCE, PMCE, Pefoce e Supesp), bem como o ponto focal da própria SSPDS, irão reunir todas as inscrições de seus respectivos órgãos e irão validar com o comitê organizador.

Confira a lista de pontos focais aqui, e o calendário de partidas aqui.

Mais informações

Para dúvidas e informações sobre os jogos, os servidores podem entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O contato pode ser realizado por meio do e-mail cedep@sspds.ce.gov.br, ou pelo telefone (85) 9.8406-9727, que é o WhatsApp da Cogep.