Agentes do XXIV Curso de Patrulhamento Urbano recebem palestra do diretor-geral da Aesp/CE

24 de outubro de 2025 - 11:57 # # #

Com informações da Aesp

O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) ministrou uma palestra, nesta quarta-feira (22), para os alunos do XXIII Curso de Patrulhamento Urbano da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A palestra, que teve como tema “Organizações criminosas no Ceará e suas interconexões no Brasil e no mundo e a importância dos cursos de especialização e capacitação continuada para melhorar as ações de repressão ao crime”, aconteceu no Regimento de Polícia Montada (RPMonte), em Fortaleza.

A formação, com carga de 300 horas/aula, tem como objetivo preparar os profissionais de segurança com conhecimentos doutrinários e práticos voltados às técnicas de Patrulhamento Tático Motorizado, Abordagem Policial e Conduta de Patrulha Urbana.

O diretor-geral da Aesp/CE, Leonardo Barreto, realizou uma palestra para os servidores e falou da participação efetiva da gestão das capacitações realizadas pela Academia. “Estamos aqui participando efetivamente dessas instruções. É um momento ímpar, no qual enaltecemos o fortalecimento e a valorização das forças de segurança pública, o que passa, essencialmente, pela capacitação de qualidade, sempre visando preparar esses guerreiros para atuarem nas ruas da nossa capital, da região metropolitana e do interior do nosso estado, oferecendo um serviço cada vez mais eficiente e de qualidade, para proteger e servir o cidadão cearense”, constatou o gestor.

Ao comentar sobre o momento de aprendizado proporcionado pela presença do Diretor-Geral da Aesp, Delegado Leonardo Barreto, o aluno do curso, cap PM Elias, ressaltou: “O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no patrulhamento tático na capital, na região metropolitana e, eventualmente, no interior do estado. Hoje tivemos a grata satisfação de contar com a presença do Excelentíssimo Senhor Diretor-Geral da Aesp, Delegado Leonardo Barreto.”

Já o cap. PM Gilson, também aluno do curso, comentou sobre a participação do gestor da Academia e a importância da palestra e dos conhecimentos compartilhados: “Ele trouxe consigo suas experiências, mostrando para nós que estamos no caminho certo nessa capacitação continuada. Compartilhou uma ampla gama de conhecimentos, explicando como o crime organizado atua e quais são os caminhos para combatê-lo. Foi um momento muito enriquecedor, que reforça que estamos trilhando a direção correta”, afirmou.

XXIV Curso de Patrulhamento Urbano

Durante toda a qualificação, os alunos têm instruções sobre a utilização de equipamentos e acessórios necessários para a atividade de controle de multidões, legislação referente ao uso progressivo da força e doutrina de respeito e promoção dos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, além do reforço das bases emocionais e psicológicas dos participantes.

Entre as disciplinas ministradas no curso, destacaram-se: Seminário Introdutório – Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Direitos Humanos e Noções Jurídicas Aplicadas à Atividade Policial; Doutrina do Cotam; Material Bélico (Armamento e Equipamento); Instrução Tática Individual; Atendimento Pré-Hospitalar Tático; Abordagem Policial a Pé; Abordagem Policial a Veículos I (motocicletas e carros); Abordagem Policial a Veículos II (caminhões e ônibus); Abordagem de Alto Risco; Condução Operacional de Viaturas; Conduta de Patrulha Urbana; Conduta de Patrulha Rural; Gerenciamento de Crise e Negociação; Sobrevivência Policial; e Tiro Policial de Combate I (pistola).