Supesp e Aesp realizam II Curso de Análise Criminal

21 de outubro de 2025 - 13:31 # # # #

Entender como os dados estatísticos e como as informações integradas contidas em indicadores criminais podem auxiliar na tomada de decisões dos gestores de segurança pública, na atuação policial nas ruas, na definição de estratégias para o combate ao crime e na prevenção à criminalidade. Com esse intuito, teve início, nessa segunda-feira (20/10), a aula inaugural da II turma do curso Análise Criminal, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), com a coordenação pedagógica da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE).

As aulas, no formato presencial, acontecem no laboratório da Aesp, a partir desta terça-feira (21/10), e são voltadas para profissionais de dados ligados à SSPDS-CE, a suas vinculadas e afins. Durante a abertura do curso, que contou com a mensagem de boas vindas da superintendente da Supesp, Juliana Barroso, foi enfatizada a importância dessa atualização proporcionada pelo curso, principalmente, ao se visualizar os desafios cada vez maiores de se pensar o combate à criminalidade na atualidade e os suportes usados pelo crime na era digital.

“É imprescindível buscarmos nesse momento uma compreensão mais abrangente de como fazer o uso de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), o georreferenciamento, a estatística dentro da análise criminal, proporcionando uma aproximação cada vez maior com a realidade das ruas e com as melhores soluções e estratégias para a redução da criminalidade”, reforçou a superintendente, agradecendo a participação e o empenho de todos nessa segunda edição do curso.

Também estiveram presentes na aula inaugural: os diretores de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp) e de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança (Dipas/Supesp), coronel Gonçalo Barreto e Eudázio Sampaio, respectivamente; além dos assessores da Diretoria de Estatística e Geoprocessamento, Thiago Oliveira e Matheus Osterno, que apresentaram o painel Dados da Segurança Pública. Na ocasião, foram repassadas informações sobre a didática do curso, horários, temas, trabalho de conclusão, entre outros pontos. O curso contará com a coordenação do geógrafo e assessor da Diesp, Flávio Moreira.

Integração

Alunos de várias instituições, como a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), setores de inteligência de algumas vinculadas da SSPDS, marcaram presença na aula de abertura do curso, que continua até o dia 30 de outubro, no Laboratório da Aesp.

Para a capitã do Departamento de Inteligência da Casa Militar do Estado do Pará, Renata de Jesus Canuto, a realização desse curso é imprescindível para troca de conteúdos, de conhecimento estratégico. “Tudo que teremos contato aqui traz um aprimoramento para as forças de segurança e nos possibilita entregar um trabalho cada vez melhor”, disse Renata.

Parceira da segunda turma do curso de Análise Criminal, a Aesp tinha entre os participantes da aula Ramon Tavares, da secretaria acadêmica do órgão, que enfatizou a importância dessa integração para o aperfeiçoamento. “Para nós da Aesp é uma honra estar aqui, somando e contribuindo para o sucesso dessa formação”, explicou.