Colaboradores da SSPDS participam de seminário sobre Gestão e Fiscalização de Contratos
21 de outubro de 2025 - 15:56 #Agep #Coaf #Fiscais de contratos #Gestores de contratos #SSPDS
Para consolidar boas práticas e assegurar que os contratos públicos cumpram seu papel com responsabilidade e efetividade, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, nesta terça-feira (21), um seminário voltado a gestores e fiscais de contratos da pasta. Com o tema “Gestão e fiscalização de contratos administrativos”, o evento teve como objetivo capacitar servidores públicos, gestores, fiscais de contrato e profissionais da área sobre os papéis, responsabilidades e boas práticas na condução de contratos administrativos, com foco na transparência, eficiência e conformidade legal.
De acordo com o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales, o seminário foi uma oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre a fiscalização da execução contratual e alinhar procedimentos entre os servidores. “O intuito é fazer com que a execução dos contratos siga ocorrendo de forma transparente, permitindo que os recursos públicos sejam devidamente fiscalizados e que as empresas cumpram suas obrigações, conforme o que está previsto contratualmente. Com esse curso, temos a oportunidade de alinhar informações, padronizar práticas e capacitar nossos colaboradores para que desempenhem cada vez melhor a execução e a fiscalização dos contratos da Secretaria da Segurança Pública”, afirmou.
O coordenador de Administração e Finanças (Coaf) da SSPDS, Alexandre Moreira, destacou que o seminário também foi um espaço de diálogo sobre os desafios e responsabilidades inerentes à gestão e à fiscalização contratual. Durante o evento, ele ministrou dois módulos sobre o tema. “A partir das diretrizes do Decreto nº 35.322/2023, conseguimos aprofundar temas essenciais para garantir a conformidade legal, a transparência e a eficiência na administração pública. O engajamento dos servidores, gestores e fiscais de contrato demonstra o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos processos administrativos. Mais do que compartilhar conhecimento, este encontro reforçou a importância da capacitação técnica como instrumento de fortalecimento institucional”, ressaltou.
Já a assessora de Gestão de Projetos (Agep) da SSPDS, Valéria Milfont, que apresentou o módulo “Pesquisa de preço para aditivo contratual”, destacou que o seminário reforçou o compromisso da SSPDS com a gestão eficiente e transparente dos recursos públicos. “O evento proporcionou aos servidores o conhecimento necessário para uma atuação com segurança e responsabilidade na fiscalização e na gestão de contratos, promovendo maior controle, integridade e qualidade nas contratações realizadas pela Secretaria. A iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento das práticas administrativas da Segurança Pública, garantindo que os serviços e investimentos do Estado resultem em benefícios concretos para a sociedade cearense”, concluiu.