Dia Mundial da Estatística: Supesp produz indicadores que norteiam segurança pública e se destaca pela transparência

20 de outubro de 2025 - 11:32 # # # #

Texto: Martha Dos Martins

Equipe de estatísticos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)

Nem só de policiamento ostensivo e investigações é feita a segurança pública no Ceará. Para implementar políticas e estratégias de combate à criminalidade, é essencial coletar e interpretar de forma estratégica informações sobre delitos praticados, além de entender o espaço em que eles ocorrem. Assim, dados transparentes e confiáveis são essenciais para embasar tomadas de decisões. Neste dia 20 de outubro, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial da Estatística, lembramos a importância desta ciência, responsável pela transformação dos números em tabelas, mapas, gráficos, painéis e análises que dão suporte ao planejamento de políticas públicas.

Na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), esse trabalho é feito por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). De acordo com a superintendente da Supesp, Juliana Barroso, um dos pilares da vinculada é a produção de dados e indicadores que norteiam os gestores da segurança pública e o próprio Governo do Ceará. “Historicamente, somos pioneiros na transparência de informações estatísticas na segurança há quase 20 anos. É uma grande responsabilidade e nos sentimos muito orgulhosos de integrar parte dessa história com uma equipe de excelência, referência em todo o País”, afirma a socióloga.

O setor de Estatística da SSPDS teve início em janeiro de 2009, com a chegada de quatro estatísticos. Nessa época, o setor funcionava como uma célula da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e estudava bases de dados e o comportamento dos crimes com o intuito de estabelecer como seriam registrados e cadastrados e, assim, estruturar o acesso às bases de dados e iniciar as estatísticas oficiais da SSPDS.

“De 2011 para 2012, iniciou-se realmente a produção de estatísticas e a divulgação no site da SSPDS. Começamos a centralizar as demandas externas que chegavam para gerar e enviar essas estatísticas”, explica o diretor de Estatística e Geoprocessamento da Supesp, Franklin Torres. Em 2018, houve a criação da Superintendência que, neste ano de 2025, aumentou em 50% a sua capacidade de trabalho, passando de oito para 12 estatísticos.

Ao longo do tempo, a Supesp foi aprimorando a qualidade dos dados coletados. “Por exemplo, os indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que antes não tínhamos a informação georreferenciada. Hoje, os dados de CVLI são 100% georreferenciados, plotados com o GPS dos peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Temos acesso a essas informações diariamente para contribuirmos para a segurança pública do Ceará”, destaca Franklin.

Transparência

Além do processo de qualificação e validação dos dados, a Supesp se destaca também quando o assunto é transparência, promovida por meio de indicadores abertos e relatórios detalhados acessíveis ao público no site da SSPDS e no portal da Superintendência. Desde 2012, o Ceará faz parte do Grupo 1 de qualidade do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “O Fórum analisa, a cada dois anos, a metodologia, a transparência e a qualidade dos dados dos estados e, com isso, os classifica por grupos. Também são avaliados os sites das secretarias de segurança pública das unidades da Federação, verificando quais informações são disponibilizadas ao público. O Grupo 1 é o de maior qualidade e transparência, tendo como critérios como o dado é coletado, o que é feito com o dado, se há interferência ou não na informação”, explica o diretor de Estatística da Supesp, Franklin Torres.

A Supesp disponibiliza um painel dinâmico com indicadores criminais detalhados por município. Os dados gerais mensais de indicadores criminais também estão disponíveis em arquivos PDF. É possível acessar indicadores criminais detalhados em formato de planilha eletrônica, que contêm mais informações sobre os casos. A atualização dos dados é feita mensalmente, com o objetivo de divulgar os dados correspondentes ao mês anterior. Desta forma, os detalhes dos números que compõem a segurança pública no estado do Ceará estão acessíveis de forma simplificada para todos os públicos, desde cidadãos até pesquisadores e gestores. Para acessar as estatísticas, basta acessar o site da SSPDS ou o site da Supesp e buscar as abas “Estatística”.