Militares do Corpo de Bombeiros participam da Semana Universitária da UECE

17 de outubro de 2025 - 14:12 # # #

Quatro oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresentaram trabalhos relacionados à missão da Corporação na XXX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizada entre os dias 6 e 10 de outubro.

O coronel BM Luiz Cláudio Araújo Coelho, diretor de ensino da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), além de apresentar o artigo “Os desafios e potenciais da investigação de incêndios: contribuições para o ciclo completo de segurança contra incêndio e pânico”, que examina o papel da perícia na formulação de políticas preventivas, também foi coautor de outras quatro pesquisas.

O artigo “Festival Halleluya 2025: análise dos desafios de prevenção em eventos de massa”, co-escrito pelo tenente-coronel BM Joel de Abreu Nobre, analisa a segurança em eventos de grande porte, abordando metodologias de controle de risco e gestão de público.

Já o artigo, “A gestão de risco frente ao incremento dos desastres decorrentes das alterações climáticas”, em coautoria com o major BM Pedro Ananias Gomes Catanho, é um estudo que propõe reflexões sobre as adaptações necessárias diante de cenários extremos.

Por sua vez, os artigos “Forjando cidades seguras: desafios e soluções para o século XXI” e “Gestão de dados periciais no Brasil: inovação e unificação na investigação de incêndios”, ambos em parceria com o capitão BM Francisco Eduardo Fideles Dutra, tratam, respectivamente de uma leitura integrada entre urbanismo e prevenção e da padronização de processos de análise e ao uso de tecnologias na gestão de informações periciais.

A participação dos militares do CBMCE na Semana Universitária reforça a presença da Corporação no campo da produção científica, evidenciando o papel do conhecimento técnico como vetor de inovação em segurança pública e defesa civil.

“É uma demonstração do compromisso do CBMCE com a aplicação do conhecimento científico para qualificar as operações e a segurança pública, sempre em busca de aprimorar os serviços prestados à população cearense”, avalia o coronel Luiz Cláudio.