Aperfeiçoamento de ações de combate a ocorrências de deslocamento forçado é deliberado pela SSPDS e seus órgãos vinculados

16 de outubro de 2025 - 18:21 # # #

Com o objetivo de aperfeiçoar as ações de combate a ocorrências de deslocamentos forçados, foi realizada na manhã, desta quinta-feira (16), uma reunião entre os gestores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Foram deliberados ajustes na metodologia do trabalho que já vem sendo realizado pelas Forças de Segurança do Estado.

Conforme o secretário da SSPDS, Roberto Sá, uma série de ações, por meio da PMCE, da PCCE e das Coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e de Inteligência (Coin) da SSPDS, estão sendo efetuadas para reprimir a atuação de grupos criminosos. “Fizemos essa reunião para analisar o trabalho que já está sendo feito e aperfeiçoar a metodologia, por meio de um protocolo ainda mais integrado entre as Forças de Segurança do Ceará. Reforçando a atuação do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac/PMCE), com uma designação imediata para realizar ações emergenciais, e também da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco/PCCE). Ambas integradas e atuando com informações da inteligência para termos um acompanhamento de todo o cenário, o que deverá favorecer os trabalhos investigativos”, explicou o gestor da pasta. 

Representando a SSPDS, também estiveram presentes: o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social, Alzir Chaves; o secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Santos; o coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel, e o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho. 

Também participaram do momento, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Cláudio Barreto; e o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres. Estiveram presentes ainda: o diretor de Planejamento e Gestão Operacional da PMCE, coronel Kilderlan Nascimento; o comandante do Comando de Prevenção de Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, tenente-coronel Carlos Leandro Ribeiro Sousa; o comandante da 1ª Companhia do Copac, 1º tenente Chalderson Azevedo de Oliveira; o diretor e o diretor-adjunto do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), respectivamente, Ricardo Pinheiro e Alisson Gomes; o delegado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco/PCCE), Thiago Salgado; o diretor do Departamento de Inteligência (DIP) da PCCE, delegado Edvando França; e o diretor do Departamento de Polícia Civil da Capital, delegado Fábio Torres.