SSPDS celebra o Dia do Professor com homenagens e conquistas dos colégios militares
15 de outubro de 2025 - 12:12 #CBMCE #Dia do Professor #PMCE #segurança #SSPDS
Até o mês de outubro de 2025, os colégios militares conquistaram juntos 3.428 medalhas e menções honrosas em olimpíadas
Ser professor na segurança pública é mais do que ensinar: é formar pessoas para a vida, com valores que ultrapassam os muros das escolas e chegam à sociedade. Neste Dia do Professor, 14 de outubro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) celebra os profissionais que dedicam suas vidas a ensinar, inspirar e transformar o futuro. Nos colégios militares da Polícia Militar do Ceará (CPM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o amor pela educação se traduz em conquistas, medalhas e, principalmente, em reconhecimento, que nasce da gratidão dos próprios alunos.
Para marcar a data, estudantes escreveram cartinhas em homenagem aos professores, expressando o carinho, o respeito e a admiração por quem os ajuda a crescer a cada dia.
A Cailane Araújo, do 3° ano do Ensino Médio, escreveu uma carta dedicada a todos os professores do 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará, General Edgard Facó (1º CPMCE-GEF).
“Hoje é o dia de celebrar aqueles que transformam o mundo com o poder do saber. De quem planta sonhos e colhe frutos, de quem converte a dúvida em descoberta e o medo em coragem. Com cada palavra de incentivo e cada gesto de paciência, vocês despertam a curiosidade, fortalecem a esperança e constroem caminhos para o amanhã. Mesmo nos dias difíceis, o brilho nos olhos de um aluno que aprende é a maior recompensa. Feliz Dia dos Professores, mestres que fazem do conhecimento um ato de amor e educação a mais bela forma de esperança.”
A Maria Clarice Cabral, do 2° ano do ensino fundamental I, escreveu uma linda mensagem para a sua professora, Ana Silva. Além disso, a aluna fez um desenho abraçando a professora do 1º CPMCE-GEF.
“Oi tia Ana, eu gosto muito de você, pois você é uma pessoa maravilhosa e uma ótima professora. Toda tarefa que você passa, sempre explica bem explicado e eu fico muito feliz com isso. Eu consigo aprender muito com suas aulas. Feliz Dia do Professor!”
Também do 2° ano do ensino fundamental I, a aluna Cibele Braga de Sousa, fez uma cartinha e um desenho para a professora Luciana Barbosa.
“Pesquisei a palavra professor e um dos sinônimos é docente. Dentro dessa palavra achei outra, que é sua característica: doce. Que quer dizer uma pessoa dócil, amável, carinhosa, e você tia Luciana me ensina sempre com essas qualidades sendo exemplo de profissional e pessoa. Dito tudo isso: Feliz Dia dos Professores!!.”
Já no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará Escritora Rachel de Queiroz, outras duas alunas fizeram cartinhas para seus professores. A Isabelly Sophie, do 2° ano do ensino fundamental I, fez um desenho representando todos os professores do seu colégio.
A segunda aluna, Laura Oliveira, do 2° ano do ensino fundamental I, escreveu uma carta para sua professora, Ana Valéria.
“Todo mundo já teve um professor favorito, não é? Pois eu amo todos os professores! O Dia do Professor é o dia da homenagem dos professores, porque todos esses dias os professores ensinam os alunos. Se não houvesse professores a gente ia crescer sem nenhuma profissão, então os professores são importantes. Mais sabe de uma coisa? Eu amo mais a professora Ana Valéria, porque ela ensina várias coisas e também ela é engraçada…, quer dizer , muito séria, ela ensina religião (ética) e artes. Quando crescer quero ser professora de artes que nem ela!”
Medalhas
Além do afeto, o empenho dos docentes também se reflete em resultados concretos. Até o mês de outubro de 2025, os colégios militares conquistaram juntos 3.428 medalhas e menções honrosas em olimpíadas de conhecimento nas áreas de matemática, ciências, astronomia e português, vitórias que refletem o compromisso e a dedicação dos professores com a formação de cidadãos conscientes, éticos e preparados para o futuro.
CMCB
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) já bateu sozinho, neste ano, um recorde com 728 medalhas e menções honrosas conquistadas, sendo elas 90 medalhas de ouro, 187 de prata, 158 de bronze e 293 de menção honrosa ao mérito. Em conclusão, estas medalhas e menções honrosas levaram o CMCB a se posicionar como a 2ª melhor escola pública de Fortaleza/CE. A 4ª melhor escola pública do Estado do Ceará. E, a 42ª melhor escola pública do Brasil. Resultados da nota geral no Enem 626,23.
Colégios da Polícia Militar
Neste ano, as quatro unidades de ensino gerenciadas pela Polícia Militar do Ceará – 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó; 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior; 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima e 4º Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho – conquistaram resultados expressivos em diversas olimpíadas do conhecimento.
Ao todo, os alunos somaram aproximadamente 2.700 medalhas em competições de alcance nacional, como a Canguru de Matemática, a Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).
Desse total, 352 medalhas foram de ouro, evidenciando o alto nível de desempenho dos estudantes e o trabalho pedagógico realizado. A SSPDS reconhece e agradece a cada educador que, com paciência e coragem, escreve histórias de transformação todos os dias.