Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres: Defesa Civil do Ceará atua na redução de riscos e na assistência à população

13 de outubro de 2025 - 16:06 # # #

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado do Ceará (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua na prevenção e na diminuição dos impactos de desastres naturais, catástrofes e calamidades públicas. Visando fortalecer os serviços de atendimento aos cearenses, neste dia 13 de outubro, data que marca o Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destaca o trabalho realizado pelos profissionais da Cedec/CBMCE.

Atuando em deslizamentos, inundações, secas extremas, assistência a vítimas ou no acompanhamento dos serviços para minimizar perdas, as ações de prevenção da Cedec incluem monitoramentos e preparações para o combate às emergências. De acordo com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel do CBMCE, Holdayne Pereira, o trabalho da Cedec é contínuo em todo o Ceará. “Nosso foco é fortalecer a prevenção e garantir que cada ação, em qualquer município, contribua para proteger vidas e reduzir riscos”.

Como exemplo, a coordenadoria realizada o monitoramento permanente das condições meteorológicas, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), acompanhando índices pluviométricos, aporte hídrico e focos de calor. “Essas informações subsidiam o planejamento de ações e o manejo de recursos, tanto durante o período chuvoso quanto na estação seca”, apontou o técnico de Defesa Civil, cabo do CBMCE, Felipe Costa. 

Conforme o técnico, as ações efetuadas pela Cedec refletem o compromisso do Governo do Ceará com a adaptação às mudanças climáticas, que trazem períodos de estiagem e de chuvas intensas, além de impactos sobre a saúde e o meio ambiente. Assim, a coordenadoria segue o movimento nacional de fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), além de ampliar sua atuação para fortalecer o sistema municipal por meio das Regionais de Defesa Civil, organizadas de acordo com as Áreas Integradas de Segurança (AIS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). “As regionais funcionam de forma descentralizada, estimulando a criação e o fortalecimento das defesas civis locais e garantindo uma resposta mais ágil em todo o território cearense”, explica o técnico.

Ações preventivas

De janeiro a setembro de 2025, a Cedec realizou 88 ações preventivas em diferentes regiões do Estado, entre campanhas educativas, atividades de conscientização e vistorias em barragens, sempre que solicitadas pelos órgãos competentes. “Também foram promovidos cursos e capacitações em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), qualificando 114 servidores, de 27 municípios, em temas de gestão de riscos e resposta a desastres”, destacou Felipe Costa.

Ao longo do ano, a Defesa Civil também participou de eventos e campanhas de conscientização em todo o Ceará, reforçando junto à população a importância de prevenir incidentes durante as chuvas e de evitar queimadas na estação seca.

Somente neste ano, mais de 24 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega de 127 toneladas de alimentos, em ações humanitárias realizadas em parceria com as defesas civis municipais. Em resposta a desastres ocorridos no território cearense, também foram distribuídos colchonetes, redes e apoio logístico aos municípios afetados.

“Além do monitoramento, alertas preventivos de chuvas, secas, incêndios florestais, a Defesa Civil atua na capacitação de agentes municipais e na educação da população para aumentar a resiliência das comunidades. Um exemplo é a integração operacional direta com o programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará. Aqui na Cedec, por meio do núcleo de logística e ajuda humanitária, realizamos a coleta, triagem, montagem e entrega de alimentos, reduzindo as pressões por demandas desse material nos momentos de crise”, indicou o coordenador adjunto da Cedec, major André Luiz Nascimento de Sousa.

A Cedec

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) foi instituída pelo Governo do Ceará, em 31 de agosto de 1971, com o objetivo de coordenar as providências de socorro em caso de calamidades públicas oficialmente declaradas. À época, a organização era denominada Grupo Especial de Socorro às Vítimas de Calamidade Pública (Gescap) e subordinada à então Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAb).

A designação atual, Cedec, veio em 1982, com a Lei Estadual nº 10.766. Cinco anos mais tarde, em 1987, por meio do Decreto nº 18.876, a então recém-criada Secretaria da Ação Social (SAS), passou a ser o órgão da estrutura organizacional do Governo do Ceará responsável pelas ações de defesa civil. Desde 2007, a Cedec é coordenada, em âmbito estadual, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Canais de atendimento

Coordenação Estadual da Defesa Civil: (85) 3101-4619.

Plantão 24h da Defesa Civil Estadual: (85) 98899-1128.