SSPDS-CE e Ministério da Agricultura alinham ações de combate à venda de bebidas falsificadas
8 de outubro de 2025 - 16:23 #AAGS #Copol #Metanol #PCCE #Pefoce #PMCE #SSPDS
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) recebeu, nesta terça-feira (7), a visita institucional da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (SFA/CE) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Na ocasião, foi discutido o fortalecimento do diálogo entre os órgãos estadual e federal, com foco no combate a possíveis casos de falsificação ou adulteração de bebidas e produtos alimentícios. O Ceará segue sem registros confirmados de contaminação por metanol, mas permanece em alerta diante dos casos confirmados em outras unidades da Federação. A reunião contou com a presença do secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá; do superintendente estadual do Mapa, Augusto Júnior; entre outros representantes.
“A nossa equipe está totalmente à disposição e engajada nessa e em outras pautas que busquem proteger a saúde da população cearense”, afirmou o secretário Roberto Sá. Ele destacou ainda o alinhamento da SSPDS com as ações do governo federal e colocou a estrutura da pasta à disposição do Mapa. “Contudo, é preciso compreender que há competências que cabem a outros órgãos, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Vigilância Sanitária, embora atuemos de forma subsidiária”, pontuou, ao ressaltar a importância da integração entre as forças de segurança.
A parceria entre a SSPDS e o Mapa deve envolver não apenas apoio do policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), mas também o possível compartilhamento de informações e laudos produzidos pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e de dados levantados em investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), contribuindo para o enfrentamento à venda de bebidas adulteradas.
O superintendente estadual do Mapa, Augusto Júnior, lembrou que, mesmo em casos sem contaminação por metanol, outras formas de adulteração podem ocorrer. Ele reconheceu a importância da atuação das forças de segurança do Ceará. “Essa ação conjunta pode ocorrer, inclusive, em situações onde não haja contaminação por metanol. Se o produto não está registrado, é fundamental levar a ocorrência à delegacia, para que seja instaurado inquérito sobre crime contra a saúde pública”, ressaltou.
Também participaram da reunião os secretários executivos de Ações Integradas e Estratégicas e de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Sérgio Pereira e Adriano Sales, respectivamente; o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; a delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz; o diretor de Planejamento e Gestão Operacional da PMCE, coronel Kilderlan Sousa; o coordenador de Inteligência da SSPDS, Nelson Pimentel; o representante da Assessoria de Apoio à Gestão Superior (AAGS) da SSPDS, major PMCE Alano Timbó; e o representante da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), oficial investigador de polícia Yuri Brandão.