SSPDS participa da posse dos membros do Comitê Municipal de Prevenção da Violência de Fortaleza

6 de outubro de 2025 - 17:48 # # # #

Em solenidade no auditório do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), na Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8), foram empossados os novos membros do Comitê de Prevenção da Violência de Fortaleza. O evento aconteceu nesta segunda-feira (6), e contou com a presença do prefeito da capital, Evandro Leitão, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, entre outras autoridades.

O Comitê Municipal de Prevenção da Violência é uma das instâncias da estrutura de governança do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará, o PreVio. A missão dele é articular esforços de prefeituras, forças de segurança e do sistema de Justiça na construção de políticas públicas integradas com o viés de prevenção à violência. Integram o comitê a sociedade civil, gestores municipais e estaduais e membros do Poder Judiciário.

“O Comitê traz essa transversalidade capaz de transformar a vida das pessoas, (numa vida) cada vez mais tranquila e em paz”, enalteceu o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá. Em coletiva para imprensa, o gestor da SSPDS destacou ainda que, em todas as sociedades civilizadas, ocorre uma articulação entre atores públicos e privados “dando o tom da resposta conforme a gravidade dos crimes e todos (atores públicos) agindo juntos com muito rigor, como também propiciando oportunidades”.

Fortaleza é o 10º município do estado a realizar posse dos novos membros do Comitê Municipal. Além da capital cearense, contam com comitês municipais: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. “Nos colegiados de cada um desses municípios, são debatidas medidas de combate à violência e estratégias de médio e longo prazos de prevenção à violência”, frisou o coordenador executivo do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), Avilton Junior.

Também estiveram presentes na solenidade: o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cel. Sinval Sampaio; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; e a superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Juliana Barroso. Além destes, marcou presença o secretário do Trabalho do Estado do Ceará (Set), Vladyson Viana.