Com apoio da Ciopaer, PMCE captura trio em posse de seis armas de fogo na Capital
1 de outubro de 2025 - 10:14 #16o DP #AIS 7 #Ciopaer #Ciops #CPRaio #PMCE #SSPDS
A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa terça-feira (30), um trio suspeito de posse irregular de arma de fogo no bairro Dias Macêdo, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) do Estado. A ação contou com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e resultou na apreensão de dois fuzis, quatro pistolas e 239 munições de diversos calibres.
O acionamento dos policiais militares pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS ocorreu por volta das 12h50. Conforme as informações preliminares, um grupo armado foi avistado, o que desencadeou as diligências do Policiamento Ordinário Geral (POG), do Comando Tático Motorizado (Cotam/CPChoque) e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) na área.
Os indivíduos fugiram por um matagal, com a aproximação policial e, com o reforço de um helicóptero da Ciopaer, foi possível fechar o cerco e capturar três homens, com 18, 19 e 21 anos. Em posse deles, as equipes policiais apreenderam dois fuzis calibres 556, duas pistolas calibre 9mm, uma pistola calibre 40 e uma pistola calibre 380. Além das armas, foram apreendidas 239 munições e 30 g de maconha.
Os suspeitos foram imediatamente apresentados pelos policiais militares no 16º Distrito Policial (16º DP). A unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) os autuou pelos crimes de associação criminosa, posse irregular de arma de fogo e porte de droga. Eles foram colocados à disposição da Justiça e os aparelhos celulares apreendidos em posse dos indivíduos subsidiam a apuração policial, no intuito de identificar outros envolvidos com ações criminosas.
Um dos indivíduos, de 19 anos, já possuía 10 passagens de atos infracionais análogos a lesão corporal dolosa, tráfico de drogas, receptação, ameaça e como usuário de drogas.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3294-2952, da Delegacia do 16º Distrito Policial (16º DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.