CineAbips encerra programação alusiva ao Setembro Amarelo
30 de setembro de 2025 - 16:09 #Abips #CineAbips #sessão de cinema #Setembro Amarelo
Silêncio na sala que o filme já vai começar. Na tarde desta terça-feira (30), a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou mais uma edição do CineAbips. O evento alusivo ao Setembro Amarelo trouxe o filme “Viva: a Vida é uma Festa” como momento de reflexão e valorização da vida dos colaboradores da secretaria.
Essa é, pelo menos, a quarta vez que a Assessoria de Assistência Biopsicossocial realiza uma edição do CineAbips durante o mês de setembro. Ainda conforme o psicólogo da vinculada da SSPDS, Edgleyson Lima da Silva, o evento estimula os servidores e colaboradores a valorizarem a vida, “que é uma ótima forma de cuidarmos da nossa saúde mental”.
“Embora seja uma fantasia que traga a temática de um reino após a morte, é um filme que retrata como a vida deve ser aproveitada a todo instante. Além disso, traz muito essa vivência de um tempo que se acaba, já que a ´morte´ no filme é ser esquecido”, justifica a escolha da película o psicólogo Edgleyson Lima da Silva. “Às vezes, precisamos perceber que eu não posso esquecer de viver”.
Além da exibição da película, durante este mês de setembro, a Abips realizou diversas ações voltadas a acolher os colaboradores nos setores de trabalho e nas dependências da SSPDS. “Levamos serviços como educação física e psicologia, onde foi proposto um momento para entrar em contato com o nosso próprio corpo, para que aprendamos a relaxar diante das atividades diárias”, complementa.
Com a palavra, a colaboradora
Há pouco mais de um ano trabalhando na SSPDS, Thayse Araújo reconhece que pouquíssimos locais de trabalho dedicam eventos para cuidar do bem-estar dos próprios colaboradores. “São muitas atribuições que temos durante o dia-a-dia, mas é importante termos uma pausa e um momento para nós mesmos, também”, avalia a colaboradora da Assessoria de Gestão de Projetos (Agep/ SSPDS).
“Sempre temos atividades para os colaboradores, é quase todo mês”, reconhece. Se ela está feliz com a experiência de contribuir com a SSPDS, ela mesmo responde: “muito”.